Com muita tranqüilidade, o brasileiro Márcio Wenceslau Ferreira se classificou para a final da categoria até 58 kg do taekwondo nos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro. Na tarde deste sábado, o vice-campeão mundial de 2005 venceu o guatemalteco José Rosal por 5 x 1 e ratificou a presença na decisão.
Depois da luta, Ferreira saiu rapidamente do tatame e iniciou o período de concentração para a final. Nesse meio tempo, logicamente, o taekwondista irá assistir à outra semifinal, entre o cubano Frank Diaz e o dominicano Gabriel Mercedes.
Ferreira iniciou a sua segunda luta no Rio-2007 da mesma forma que na vitória sobre o porto-riquenho Gregory Figuero. O primeiro golpe do combate só foi computado a 40s do término do primeiro round, e o brasileiro teve a vantagem de ir para o primeiro intervalo com 1 x 0 a seu favor.
A parcial seguinte continuou com os dois competidores se estudando. O placar só voltou a se alterar a 36s do final, com mais um golpe de Ferreira. Nos instantes finais, o brasileiro voltou a encaixar um chute na proteção de Rosal, mas acabou sofrendo o contragolpe e o guatemalteco enfim marcou seu primeiro ponto. O representante nacional, porém, tinha 3 x 1 à frente.
Com boa diferença, Ferreira ainda conseguiu faturar mais dois pontos no último round do combate, com golpes consignados a 1min10 e a 42s do final e que ratificaram, no mínimo, a prata para o brasileiro. Rosal, por sua vez, conquistou o bronze – a primeira medalha de Guatemala neste Pan.
![]() |
