Nem mesmo conseguiram garantir a classificação para os Jogos Pan-americanos, os representantes brasileiros das Maratonas Aquáticas – Poliana Okimoto, Ana Marcela Cunha, Allan do Carmo e Marcelo Romanelli – já têm um caminho duro pela frente. Já estão programadas as disputas de duas competições oficiais da Fina (Federação Internacional de Natação) que serão preparatórias para o Rio-2007.
A primeira etapa da Copa do Mundo acontece no dia 26 de maio, na cidade de Setubal,
Para a modalidade, o Pan é visto como um evento ainda mais especial. Afinal, a força política da CBDA conseguiu junto às organizações pan-americanas para que as Maratonas Aquáticas distribuam a primeira medalha de ouro do Rio-2007.
“Acho isso positivo. Primeiro na questão da visibilidade. Depois, tira o estresse do atleta. Ninguém vai ter que esperar muito tempo para disputar a competição”, justificou Arnaldo Fernandes, que tenta tirar a pressão principalmente de Poliana Okimoto, nome mais forte do país na modalidade. “Não existe pressão nenhuma sobre ela. Acho que temos condições de uma boa participação tanto no masculino como no feminino com todos os atletas”, completou.
Além das Maratonas Aquáticas, Poliana Okimoto também disputa o Pan na piscina (