Menu
Brasília

Manutenção de estradas rurais leva qualidade de vida para estudantes, moradores e produtores de Ceilândia

Intervenções melhoram acesso a escolas, escoamento da produção e tráfego de veículos essenciais

Redação Jornal de Brasília

11/08/2025 17h37

Foto: Divulgação/Administração de Ceilândia

Foto: Divulgação/Administração de Ceilândia

Mais de 25 quilômetros de estradas vicinais na área rural de Ceilândia foram recuperados, melhorando o acesso a escolas, o escoamento da produção agrícola e a circulação de veículos de serviços essenciais. A ação é fruto de parceria entre a Administração Regional, a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF), a Novacap e o programa GDF Presente.

Os serviços incluíram nivelamento de terrenos, construção de bolsões, canaletas e desvios para águas pluviais, com o objetivo de garantir mais segurança e trafegabilidade para viaturas, ambulâncias e transporte escolar. As obras contemplaram a Gleba 03 do Núcleo Rural Alexandre Gusmão, estradas próximas ao Centro Educacional Incra 09 e vias da Colônia Agrícola Guariroba, Boa Esperança e Laje da Jiboia. Em alguns trechos, como no acesso à Escola do Incra 09 e à Escola da Jiboia, foi feita terraplanagem para futura pavimentação asfáltica.

Segundo o administrador regional, Dilson Resende, a manutenção das vias rurais é contínua. “Enquanto não recebem asfalto, destinamos uma equipe fixa para a realização de serviços emergenciais. Queremos proporcionar mais desenvolvimento e qualidade de vida para a zona rural”, afirmou.

Moradores comemoram as melhorias. A produtora Maria de Freitas Osório destacou o impacto na educação: “Agora, o ônibus escolar chega sem risco de atolar e com mais conforto para as crianças. Antes, nos dias de chuva, era um sofrimento.” Já o agricultor José Martins Ferreira, de 54 anos, ressaltou os benefícios econômicos: “Com a estrada arrumada, conseguimos entregar nossas mercadorias mais rápido e com menos desgaste dos veículos, o que reduz custos.”

A área rural de Ceilândia tem cerca de 248 km² e está entre as cinco maiores do Distrito Federal, com destaque para a produção de verduras, hortaliças e criação de frango.

Com informações da Administração de Ceilândia

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado