O Marco Zero de Brasília que estava abaixo do antigo pavimento de concreto do Buraco do Tatu, foi restabelecido no local, nesta quinta-feira (1º), com a abertura da via que liga os eixos Rodoviário Norte e Sul, no Plano Piloto. A Estaca Zero, como também é conhecida, foi recuperada com o início das obras no espaço e representa o ponto de origem e o início oficial da capital federal, no qual foi estabelecido em 1957.
Presente no restabelecimento do Marco Zero de Brasília e da abertura do trânsito no Buraco do Tatu, o governador Ibaneis Rocha, destacou que com a “descoberta” a capital federal ganha mais um ponto turístico: “Parabéns ao pessoal do Arquivo Público do Distrito Federal, um local que traz a memória de Brasília, e com eles também tivemos esse belíssimo achado, que foi o Marco Zero de Brasília. Nós ficamos muito felizes de poder contar a história dessa capital da República que tanto nos encanta e que encanta a todos que nos visitam. Mais um ponto turístico para a cidade, aos domingos quando o Eixão estiver fechado certamente as pessoas vão passar por aqui para poder fazer essa visita maravilhosa”.
O Marco Zero de Brasília foi criado, em 20 de abril de 1957, no solo do Cerrado, na antiga Fazenda Bananal, pelo engenheiro e topógrafo Joffre Mozart Parada, então chefe da equipe de topografia da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). O ponto serve de referência na ordenação numérica da quilometragem das vias, ou seja, é o local inicial de contagem das distâncias calculadas a partir da cidade. O local exato foi “redescoberto” pelos operários que trabalharam na obra de restauração do Buraco do Tatu e a confirmação de que realmente se travava do Marco Zero foi possível graças aos registros históricos do Arquivo Público do DF (ArPDF).
O superintendente da ArPDF, Adalberto Scigliano, falou sobre o papel da instituição para restabelecer esse Marco Zero: “O local da Estaca sempre existiu, mas por conta das inúmeras obras que ocorreram no espaço isso foi se perdendo. Durante as obras de revitalização e troca das placas que não eram feitas desde a inauguração de Brasília, o Administrador da Rodoviária, Josué Martins, que já sabia da história nos alertou, e levantamos então todos os dados necessários para demarcação do ponto para confirmarmos o que já sabíamos, o local exato do Marco Zero”.
“Agora, todo brasiliense e turista que passar por aqui vai saber que aqui foi o local onde Brasília nasceu pelas mãos de Joffre Mozart Parada. Mais um ponto turístico e outros advirão. Em 2025, Brasília completa 65 anos, como não podemos comemorar os 60 anos por conta da pandemia, mas em 2025 esperamos trazer outros momentos como esse para a população de Brasília e do Brasil”, completou Scigliano.
Uma das filhas do engenheiro e topógrafo Joffre Mozart Parada, responsável por estabelecer o Marco Zero, Thelma Parada, 69 anos, falou sobre a emoção de viver este momento em homenagem ao pai: “Nós sabemos que os órgãos sabiam da existência do Marco Zero, mas a população não sabia. Nós ficamos muito emocionadas de saber que foi destampado esse marco e agora está bem sinalizado. É muito bom reviver este momento e ver ele ser valorizado. Meu pai era uma pessoa muito tímida, trabalhadora e focada. A história somente começa a ser valorizada depois de um certo tempo, e agora todos os brasilienses vão poder valorizar esse ponto da história da capital federal”.
Abertura do trânsito no Buraco do Tatu
O trânsito no Buraco do Tatu foi reaberto, nesta quinta-feira (1º), para alívio dos 150 mil motoristas que circulam pelo local diariamente: “Sem dúvida nenhuma era uma reforma necessária, mais de 60 anos do Buraco do Tatu, um ponto de Brasília que tem um fluxo muito grande de pessoas. São 150 mil motoristas que passam aqui diariamente. O pessoal do DER-DF está de parabéns porque fez uma obra maravilhosa, em um prazo muito curto de 30 dias”, disse Ibaneis.
No local, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) realizou obras de restauração do pavimento asfáltico em concreto, em uma passagem de 700 metros que liga os eixos Rodoviário Norte e Sul, no Plano Piloto. O início dos trabalhos deu-se em 1º de julho, mês escolhido por conta das férias escolares. O asfalto da via estava degradado, pois desde a construção de Brasília nunca havia sido trocado. Além do mais, as placas de concreto danificadas foram trocadas por novas e os serviços incluíram a lavagem das paredes azulejadas e do teto do Buraco, além de limpeza e desobstrução de todas as caixas de drenagem da passagem.Foram investidos cerca de R$ 2 milhões na obra.
“Era uma obra necessária, esse pavimento de concreto existe há 60 anos, e precisávamos dar uma manutenção na parte estrutural dele. Foram trocadas algumas placas que estavam trincadas, foram trabalhadas todas as juntas de dilatação que é onde criava aquele desnível quando as pessoas passavam com o carro. Foram limpas as paredes e pintadas. Toda parte de drenagem pluvial foi desobstruída, estava tudo entupido. Enfim, toda parte grossa que precisava ser feita neste mês foi feita. Depois, aqui será feita apenas manutenções rotineiras, sem a profundidade que foi feita dessa vez”, comentou Fauzi Nacfur Júnior, presidente do DER-DF.