Uma parceria entre o Centro de Excelência Esportiva do Ministério do Esporte (Rede Cenesp) e o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) vai aplicar testes em 803 atletas de 32 modalidades no período que antecede os Jogos Pan-americanos. Eles serão submetidos a avaliações fisiológicas, médicas, biomecânicas, fisioterápicas, psicológicas, capacidades e habilidades motoras.
O trabalho irá auxiliar as federações e confederações esportivas do país no controle e no aperfeiçoamento do desempenho esportivo dos atletas brasileiros que irão disputar o Pan-2007. Até o momento, 297 testes foram realizados pelo Ministério do Esporte. Os outros 507 acontecem nesta semana.
“Com base na avaliação são realizadas adequações nos treinos assegurando que cada atleta atinja seu potencial máximo de desempenho na modalidade em que atua”, disse Ricardo Avelar, diretor do Departamento de Excelência Esportiva, da Secretaria de Alto Rendimento.
Além do COB, o Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), federações, confederações e organismos da iniciativa privada também mantêm o mesmo tipo de parceria para avaliações de seus representantes.