A 68ª edição do programa GDF Mais Perto do Cidadão, promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), reuniu mais de seis mil pessoas nos dias 30 e 31 de janeiro em Recanto das Emas, ao lado do Skate Parque na Quadra 206. O evento ofereceu serviços públicos gratuitos de cidadania, assistência, capacitação e cuidado, reforçando o compromisso do governo em aproximar esses serviços da população vulnerável.
Um dos destaques foi a inscrição para a primeira edição do Casamento Comunitário de 2026, marcada para 22 de março. Destinado a casais em situação de vulnerabilidade social, o programa garante a gratuidade das taxas cartoriais e da cerimônia. Casais como Lucélia de Oliveira, 43 anos, e Jackson Pereira, 36, que vivem juntos há 14 anos, aproveitaram a oportunidade para oficializar a união. “A gente sempre quis casar, mas era algo distante. Hoje vimos que vai ser possível viver tudo isso, desde os preparativos até a cerimônia”, relatou Lucélia. Desde sua criação em 2021, o Casamento Comunitário já realizou mais de mil uniões no DF, com mais de 400 no ano passado. As inscrições também podem ser feitas em locais como a Rodoviária do Plano Piloto, Praças dos Direitos de Ceilândia e Itapoã, e Estação Cidadania do Recanto das Emas.
Outra ação procurada foi a 26ª edição do curso Nasce uma Estrela, voltado para gestantes e familiares, com orientações sobre amamentação, pós-parto e primeiros socorros. Participantes como Ana Carolina Silva, grávida de sete meses, e Soraya Souza, mãe de uma bebê de quatro meses, saíram mais preparadas para o cuidado com os filhos. Ao final, as gestantes receberam bolsas com itens essenciais para bebês, confeccionados por pessoas privadas de liberdade capacitadas pela Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap-DF), promovendo ressocialização.
Para idosos, o programa Viver 60+ ofereceu um aulão de ritmo com o professor Tay Max, promovendo saúde e integração. Já para crianças, houve espaço de games, brincadeiras, brinquedos de madeira produzidos por reeducandos da Funap-DF, cama elástica, corrida de quadriciclo, teatrinho do Detran-DF, pipoca e algodão-doce.
Participantes resolveram diversas pendências no local. Amanda Pereira da Silva atualizou o cadastro no Cras enquanto os filhos se divertiam. Gleidivânia Sampaio, desempregada, cadastrou-se na Agência do Trabalhador, emitiu identidade para o filho, atualizou vacinas e inscreveu a gata para castração. Ao todo, 168 cães e gatos foram inscritos para o procedimento, em parceria com a Secretaria de Proteção Animal (Sepan-DF), que também vacinou animais.
O evento incluiu atendimentos do Na Hora e da Polícia Civil, orientações jurídicas da Defensoria Pública, serviços de saúde e beleza com parceiros e voluntários, assistência social, oficinas e programação cultural. Para a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, a iniciativa garante acesso rápido e digno aos serviços. “Levamos cidadania, cuidado e bem-estar para perto da casa das pessoas. É o governo presente, facilitando a vida de quem mais precisa”, destacou.
Em 23 edições no ano passado, o programa somou mais de 160 mil atendimentos em diferentes regiões administrativas. Desde sua criação, em fevereiro de 2023, o GDF Mais Perto do Cidadão já ultrapassa 500 mil atendimentos no Distrito Federal.
Com informações da Agência Brasilia