Na semana passada, as regiões administrativas de Taguatinga, Plano Piloto e Águas Claras receberam ações de acolhimento do Plano de Ação para a Efetivação da Política Distrital para a População em Situação de Rua, coordenadas pela Casa Civil do Governo do Distrito Federal (GDF). No total, 49 pessoas foram atendidas em 22 pontos, recebendo serviços públicos nas áreas de saúde, moradia, qualificação profissional e emprego.
Em Taguatinga, na terça-feira (23), as equipes percorreram as imediações do Centro Pop, do fórum e do hospital regional da cidade. No Plano Piloto, a ação ocorreu na quarta-feira (24), nas SQNs 11, 909, 910, 513/514 e 316, além de L2 Norte, Torre de TV e Eixo Monumental. Já em Águas Claras, na quinta (25) e sexta-feira (26), o atendimento contemplou a Quadra 208, Avenida Boulevard Sul, Rua 5 Norte, Rua 34 Norte, Avenida Boulevard Norte e Rua das Paineiras.
Segundo o secretário-chefe da Casa Civil e coordenador da Política Distrital para a População em Situação de Rua, Gustavo Rocha, “a cada abordagem reafirmamos o nosso compromisso com aqueles que se encontram em extrema vulnerabilidade social. Não estamos falando somente em serviços do GDF disponíveis para essas pessoas, estamos mostrando que existe um caminho para que elas possam recomeçar. Seguiremos firmes nesse propósito, sempre pensando em políticas públicas que atendam a todos os moradores do DF.”
Desde o início da política, ações já foram realizadas em diversas cidades, como Ceilândia, Arniqueira, Guará, Cruzeiro, Octogonal e Sudoeste, Santa Maria, Sobradinho, São Sebastião, Brazlândia, Samambaia e Recanto das Emas.
Durante as abordagens, foram removidas 15 estruturas precárias e utilizados 12 caminhões de entulho, encaminhados para a Unidade de Recebimento de Entulho (URE) do Serviço de Limpeza Urbana (SLU). O trabalho mobilizou diversas secretarias e órgãos do GDF, incluindo Sedes-DF, SES-DF, SEEDF, Sedet-DF, SSP-DF, DF Legal, Sejus-DF, Novacap, SLU, Codhab, Detran, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Conselho Tutelar.
Além da oferta de saúde, educação e assistência social, os atendidos receberam orientações sobre cuidados com animais domésticos, deslocamento interestadual, auxílio excepcional de R$ 600 para quem não tem condições de pagar aluguel, vagas em abrigos e programas de qualificação profissional, como o RenovaDF, além de cadastro para unidades habitacionais.
Com infromações da Agência Brasília