Menu
Brasília

Mais cercas e grades são derrubadas na Península dos Ministérios

Arquivo Geral

10/09/2015 6h00

Ingrid Soares

ingrid.soares@jornaldebrasilia.com.br

A Agência de Fiscalização do DF (Agefis) retomou a retirada de cercas na Península dos Ministros, na QL 12 do Lago Sul, após paralisação de uma semana para limpar os entulhos. 

Ontem, mais cercas e grades foram derrubadas. Por conta do espaço permitido por lei – 30 metros a margem do Lago Paranoá –, um campo de futebol e uma quadra de tênis, antes parte de  residências, tornaram-se áera pública. 

Além disso, foram expostas regras para usufruto da área, como proibição do consumo de bebidas alcoólicas, do uso de som automotivo, da utilização de fogo, da coleta de frutos, do estacionamento em área verde e de jogar lixo no chão.

De acordo com o Ibram, as placas foram inseridas para zelar pela segurança dos frequentadores, para proteger a área que vai passar por perícia judicial e para calcular a capacidade de suporte da área, garantindo a preservação do meio ambiente.

Além do Parque Vivencial do Anfiteatro Natural do Lago Sul (Morro da Asa Delta), foram implantadas sinalizações nos primeiros lotes desobstruídos. A ideia é fixar placas em toda a orla. 

Na QL 2 do Lago Norte, a previsão é de que haja recuo de cercas e muros além do limite de 30 metros da orla. São 37 lotes na primeira fase, sendo 27 no Lago Sul e dez no Lago Norte. Até o momento, 22 foram desocupados e aproximadamente 40 mil m2 foram liberados para a área pública. Restam cinco obstruções para serem derrubadas.

Até o momento, foram utilizados 97 caminhões de entulho. Após a desobstrução e limpeza do Lago Sul, a operação seguirá para o Lago Norte. A pasta informa que tem 60 dias para finalizar a primeira etapa e garante que o prazo será cumprido.

Placas 

O Instituto Brasília Ambiental (Ibram) também tem instalado placas orientando para as regras de uso do local. 

Para isso, foram confeccionados modelos que explicam o que é uma Área de Preservação Permanente (APP), quais são as espécies animais do local, entre outros.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado