Menu
Brasília

Luta contra o HIV: SCS recebe testagem rápida na segunda-feira

Mobilização também terá aconselhamento pré e pós-teste e distribuição de insumos de prevenção

Redação Jornal de Brasília

28/11/2025 20h13

exame ist sandro araújo (1)

A iniciativa irá contar com a parceria de diversas instituições da sociedade civil e do meio acadêmico | Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde

Para marcar o Dia Mundial de Luta contra o HIV, celebrado em 1º de dezembro, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) prepara uma mobilização especial nesta segunda-feira. A iniciativa será realizada no Setor Comercial Sul, onde equipes atuarão das 9h às 15h oferecendo orientações, testagens e ações de prevenção. O ponto de apoio das atividades ficará nas dependências do coletivo Distrito Drag, localizado na Quadra 2 do Edifício Jamel Cecílio, reforçando o compromisso da rede pública com a conscientização e o combate ao estigma relacionado ao vírus.

Responsável pelo Núcleo de Testagem e Aconselhamento da SES-DF, Jaqueline Marques destaca a importância da data para a saúde pública: “É uma oportunidade de combater o estigma e o preconceito, que ainda afastam muitas pessoas de testes e tratamentos. Ao promover informação de qualidade, ampliamos as chances de aproximação do indivíduo a esses procedimentos.” 

Ação de saúde

Para o dia 1º de dezembro, a secretaria mobilizou profissionais, gestores e população, a fim de fortalecer o trabalho intersetorial focado nos avanços científicos e sociais já alcançados. “Buscamos reafirmar que o enfrentamento do HIV/aids é um compromisso contínuo”, enfatiza Menezes. 

A iniciativa irá contar com a parceria de diversas instituições da sociedade civil e do meio acadêmico, incluindo as organizações não governamentais Amigos da Vida, GPS Foundation, Instituto Ipês e coletivo Distrito Drag, além da Liga Acadêmica de Imunologia Clínica do Iesb e da Unidade de Testagem, Aconselhamento e Imunização (Utai) da SES-DF. 

Serviços ofertados:

  • Testagem rápida para HIV;
  • Aconselhamento pré e pós-teste;
  • Distribuição de insumos de prevenção (preservativos, géis lubrificantes, autotestes e material informativo);
  • Orientações sobre prevenção combinada;
  • Registro e monitoramento do fluxo de atendimento;
  • Divulgação dos serviços da rede pública de saúde.

Com informações da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado