O comitê organizador dos Jogos Olímpicos de Londres (Locog, em inglês) apresentou hoje no National Theatre a Olimpíada Cultural, um programa de atividades que vão além do mundo do esporte e serão realizados de agora até o começo do evento esportivo, durante quase quatro anos.
Segundo o presidente do Locog, o ex-atleta e medalhista olímpico Sebastian Coe, um dos objetivos do programa é “divulgar a cena cultural e artística do Reino Unido para o resto do mundo, além de envolver o maior número possível de pessoas, especialmente os jovens”.
A Olimpíada Cultural será aberta oficialmente no último fim de semana de setembro com um “Open Weekend” no qual serão realizados mais de 500 projetos artísticos e esportivos “para mostrar às pessoas uma prévia do alcance do talento e da criatividade britânica”.
Neste fim de semana serão lançados dez “grandes projetos” para serem desenvolvidos ao longo dos próximos anos, na contagem regressiva para os Jogos Olímpicos.
Entre as iniciativas, há uma dedicada à figura de William Shakespeare, “que celebrará o escritor como propriedade internacional e os britânicos como cidadãos do mundo concentrados na troca e colaboração”, afirmou Jude Kelly, o responsável de Cultura, Cerimônias e Educação do Locog.
Há ainda um projeto que contará com a participação de artistas britânicos de destaque, cuja identidade ainda não foi divulgada, e outro dos programas tem como objetivo inserir os jovens em vários projetos cinematográficos.