O Veículo Leve sobre Pneus (VLP) enfim, pode sair do papel. O projeto foi pensado ainda em 2008 e tinha como data inicial das obras um ano depois. Mas só agora o Governo do Distrito Federal (GDF) retomou a execução do sistema e conseguiu da Câmara Legislativa a aprovação dos recursos. Serão investidos R$ 203 milhões no projeto em 2011. Além disso, o Instituto Brasília Ambiental (Ibram) já concedeu a licença para a obra. Embora, o governo tenha conseguido a liberação de parte dos recursos, o custo total para implementação do novo sistema é calculado pelo Metro DF, órgão responsável pelo projeto, em R$ 587 milhões. A Câmara prevê R$ 700 milhões.
O presidente do Metrô, David José de Matos, ressaltou a importância da aprovação dos recursos. “ É uma prioridade deste governo e uma modernização do transporte público.” A votação na Câmara foi feita em regime de urgência e contou com o apoio de todos os distritais, inclusive da oposição. De acordo com o projeto, em 2011 serão investidos R$ 203 milhões no VLP. Uma parte dos recursos virá do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.
Leia mais na edição desta sexta-feira (15) no Jornal de Brasília.