João Pedro Netto
joao.netto@jornaldebrasilia.com.br
Às vésperas de completar três anos em vigência, a Lei Seca dá sinais de que começa a perder força. Dados do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran) indicam que, após uma redução significativa no número de mortes nas vias locais, no primeiro ano após implementação da legislação, a quantidade de óbitos voltou a crescer.
Nos 12 meses antes de a lei entrar em vigor, o Detran registrou 500 mortes. Entre 20 de junho de 2008, quando a regra passou a valer, e 19 de junho do ano seguinte, o número de mortes caiu para 422 – redução de 15,6% no período. No entanto, nos meses seguintes o indicador voltou a crescer. Foram 442 registros no segundo ano de vigência da Lei Seca e, no terceiro ano, o órgão contabilizou 453 óbitos.
Leia mais na edição deste sábado (18) no Jornal de Brasília.