Menu
Brasília

Lei prevê tratamento a transtornos causados pelo isolamento social

“Sabemos que o evento trágico da pandemia deve passar, contudo, os males emocionais não vão embora”, disse o deputado autor da medida

Willian Matos

28/04/2021 9h25

Foi sancionada nesta quarta-feira (28) a lei nº 6.838/2021, que trata de diretrizes e estratégias para a divulgação, orientação e tratamento psicológico e psiquiátrico de pessoas que venham a ter transtornos causados pelo isolamento social, como estresse pós-traumático, depressão, ansiedade e pânico. A medida é de autoria do deputado Eduardo Pedrosa (PTC).

Pedrosa afirma que sequelas causadas por estes transtornos podem durar muito tempo, e que, por isso, requer atenção por parte da saúde do estado. “De acordo com pesquisadores, durante epidemias, o número de pessoas que desenvolve distúrbios psíquicos tende a ser maior do que as que são afetadas pelo processo infeccioso”, comentou. Sabemos que o evento trágico da pandemia deve passar, contudo, os “males emocionais não vão embora. Sentimentos e sintomas de sofrimento psíquico podem levar a transtornos graves que permanecem em muitas pessoas, por muitos anos.”

Segundo a Lei, as redes públicas de saúde e ensino deverão orientar pacientes, estudantes e familiares sobre características e sintomas de distúrbios como transtorno de estresse pós-traumático, depressão, ansiedade, síndrome do pânico e tendências suicidas, decorrentes da quarentena. As instituições também são responsáveis por facilitar o acesso à assistência em saúde mental em órgãos públicos.

Entre as estratégias de enfrentamento aos transtornos estão: apoiar no retorno à rotina e na reintegração às atividades de recuperados e das famílias dos que faleceram; intervenção especializada para pessoas que desenvolverem patologias a médio ou longo prazo, principalmente depressão, estresse pós-traumático, psicose, medo, ansiedade, alcoolismo ou outras dependências e fatores de vulnerabilidade; e capacitar equipes para atuarem na recuperação e na atenção à saúde mental dos que trabalham na linha de frente.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado