Menu
Brasília

Lei garante que Estado responda por danos a viaturas oficiais no DF

Deputado Roosevelt Vilela afirma que norma oferece segurança jurídica e financeira a servidores em atividades de alto risco

Redação Jornal de Brasília

12/01/2026 17h53

Foto: Andressa Anholete/ Agência CLDF

Foto: Andressa Anholete/ Agência CLDF

A responsabilidade pelos danos materiais a viaturas oficiais dos órgãos civis ou militares do Distrito Federal decorrentes de acidentes de trânsito será do Estado, segundo a Lei nº 7.787/2025. A norma, de autoria do deputado Roosevelt Vilela (PL), foi promulgada pelo presidente da Câmara Legislativa, deputado Wellington Luiz (MDB). De acordo com a lei, despesas com veículos e outros equipamentos privados também serão custeadas pelos cofres públicos.

A exceção ocorre quando se comprovarem, de forma cumulativa, culpa do servidor civil ou militar; conduta fora do estrito cumprimento do dever legal; exposição do bem público a riscos; e situação inexigível em relação ao serviço exercido. Nesses casos, a análise será realizada por meio de processo administrativo, assegurando ampla defesa e contraditório.

Para Roosevelt Vilela, a legislação busca oferecer maior segurança jurídica e financeira aos servidores que atuam em funções de alto risco, como bombeiros e policiais militares. “É inaceitável que servidores, no estrito cumprimento do dever legal, sejam responsabilizados materialmente por danos decorrentes de acidentes com viaturas oficiais durante o exercício de suas funções”, afirmou o parlamentar.

A lei reforça, assim, a proteção aos profissionais do serviço público, garantindo que o Estado arque com os prejuízos materiais gerados por acidentes de trânsito envolvendo equipamentos oficiais, exceto nos casos específicos de responsabilidade comprovada do servidor.

Com informações da Agência CLDF

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado