Menu
Brasília

Laudo definirá se moradores podem voltar

Arquivo Geral

19/12/2013 6h20

A ocupação do prédio da 409 Norte, onde houve a explosão de gás em um restaurante,  pode acontecer ainda hoje. Isso porque as obras de escoramento do subsolo e do térreo já foram concluídas e o relatório do engenheiro civil especialista em edificações deve ser analisado hoje pela Defesa Civil. Dependendo do resultado, a pasta pode ser liberar o prédio para os moradores e comerciantes, com  restrições.  

A parte elétrica e hidráulica de alguns trechos vai precisar de   reforma. Além disso, o restaurante e a parte frontal do estabelecimento ainda não vão poder ser ocupados por enquanto, uma vez que ainda há escoras e lajes deslocadas. Nos demais trechos, a movimentação pode ser permitida.

Reconstrução

O subsecretário de Operações da Defesa Civil, coronel Sérgio Bezerra, afirma que a reconstrução de todo o prédio deve demorar meses. Segundo ele, o engenheiro responsável pelo escoramento disse que   pode  levar    três meses apenas para fazer um laudo com o cronograma da reconstrução de vigas, pilares e lajes. 

“O relatório que apenas diz o que vai ser feito deve sair só em meados de fevereiro ou março. E dependendo dos recursos que serão investidos para a reconstrução do prédio, as obras podem demorar um tempo maior ou menor”, explica.

Saiba Mais

Segundo a Defesa Civil, para começar a reconstrução do edifício será necessário fazer um teste de carga da área afetada, além de retirar o concreto que sofreu alteração na capacidade de compressão.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado