A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) anunciou, nesta sexta-feira (30), o lançamento do laboratório InovaSAM, dedicado ao desenvolvimento e integração de projetos na área de saúde mental. O espaço visa fomentar, apoiar e acompanhar iniciativas que fortaleçam a troca de conhecimento entre profissionais e idealizadores.
Aberto a servidores, pesquisadores, população e associações com projetos de inovação em saúde mental, o InovaSAM busca soluções versáteis, de baixo custo e fáceis de implementar. Segundo a subsecretária de Saúde Mental, Fernanda Falcomer, a iniciativa representa uma adaptação da saúde mental para atender demandas contemporâneas, promovendo avanços tecnológicos e soluções efetivas.
A coordenadora do laboratório, Keyla Almeida, enfatiza que o projeto rompe barreiras e paradigmas no cuidado à saúde mental. “Decidimos pensar fora da zona de conforto. Fomos percebendo, ao longo do caminho da elaboração do InovaSAM, que algumas ideias podem parecer complicadas, mas são muito possíveis”, explica. Ela complementa que se trata de um ambiente aberto, multidisciplinar, para receber novas mentes e ideias.
Para as próximas etapas, está prevista a publicação de um edital de chamamento para projetos e propostas inovadoras na área de saúde mental.