Menu
Brasília

Lago Paranoá passará por limpeza

Arquivo Geral

13/09/2013 14h40

O nível das águas do Lago Paranoá atingiu quarta-feira (11) a cota mínima de 999,80 metros permitindo a lavagem da camada superficial (flushing) e limpeza das margens, que ocorrerá entre os dias 18 e 22 de setembro. Este procedimento anual é definido pelo Grupo de Acompanhamento dos Níveis Altimétricos do Lago Paranoá.  Com realização do “flushing” e a limpeza mecânica das bordas e fundo do lago, espera-se uma melhoria na qualidade das águas, como ocorreu em anos anteriores.

 

A lâmina de água permanecerá na cota mínima até o dia 1 de outubro, quando voltará a subir gradativamente até atingir a 1000 m, no período das chuvas. O rebaixamento não compromete a utilização do lago em suas diversas atividades (geração de energia, pesca, esportes náuticos, etc). Neste período de baixa da lâmina de água, as margens do lago ficam mais expostas e cabe à CEB controlar a geração de energia para garantir as cotas mínimas diárias.

 

A Adasa aproveita esse momento para realização da Semana Lago Limpo, quando promove ações de educação ambiental voltadas para a conservação dos nossos recursos hídricos, tendo o Lago Paranoá como protagonista. Este ano, a “Semana do Lago Limpo” acontecerá entre os dias 19 a 22 de setembro e contará com atividades de fiscalização, coleta de lixo em cinco pontos às margens do Lago – trabalho que será feito por equipes de reeducados da Fundação de Amparo ao Preso Trabalhador (FUNAP) e orientações educativas sobre a necessidade de manter o lago limpo. Duas escolas de mergulho de Brasília também promoverão a limpeza debaixo d’água.

 

O objetivo de evento é conscientizar, sensibilizar e envolver a população nas práticas de sustentabilidade, principalmente na destinação correta dos resíduos. Para isso, durante a Semana Lago Limpo 2013, todos os cidadãos e parceiros do DF são convidados a agregar forças nas diversas ações desenvolvidas em prol do meio ambiente e da qualidade de vida da população.

 

Ainda dentro da programação da semana Lago Limpo, fiscais da Superintendência de Recursos Hídricos da Adasa, do IBRAM, da Polícia Ambiental, da Caesb e da CEB farão vistoria nas bordas do lago, como nos anos anteriores, para a identificação das captações e lançamentos de efluentes irregulares.

 

Responsável pela definição e acompanhamento das cotas, a Adasa cumpre o definido anualmente pelo Grupo de Acompanhamento dos Níveis Altimétricos do Paranoá – CEB, CAESB, Marinha do Brasil, Secretaria de Turismo, Diretoria de Vigilância Ambiental em Saúde, Comitê de Bacia do Paranoá, Federação Náutica de Brasília, IBRAM e SEMARH- garantindo os usos múltiplos do lago (geração de energia, abastecimento humano, pesca, lazer, navegação e outras modalidades esportivas).

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado