Durante todo o dia de hoje (22), search jovens de 10 a 19 anos podem tomar a primeira dose da vacina contra as hepatites B e C e receber informações sobre a doença na Rodoviária do Plano Piloto e no Pátio Brasil Shopping, prescription em Brasília.
A hepatite B pode ser transmitida por seringas e agulhas contaminadas, page usadas para fazer tatuagens ou colocar piercings, em relações sexuais sem preservativo, durante o parto, quando a mãe tem a doença, e por transfusão de sangue, entre outras formas de transmissão. Para se proteger da doença é preciso tomar três doses da vacina.
“A pessoa recebe a primeira dose da vacina e já marcamos a próxima para 30 dias. Quando a pessoa toma a segunda dose já é marcada a última, para cinco meses depois”, disse o agente de saúde Fernando Pereira de Paula.
As estudantes Maíra Godoy e Amanda Nogueira de 17 anos estão entre as quase 500 pessoas que já tomaram a vacina no Pátio Brasil Shopping. “Eu vim para passear, mas resolvi tomar, principalmente por que estou pensando em colocar um piercing futuramente”, afirmou Maíra.
O Ministério da Saúde realiza esta semana uma série de mobilizações contra as hepatites virais, com ações em todo o país para prevenir e vacinar as pessoas em situações de risco. A vacina é gratuita e pode ser tomada em qualquer centro de saúde.