Menu
Brasília

IX Conferência Distrital de Direitos Humanos será realizada quinta e sexta-feira

Evento promovido pelo CDPDDH e Sejus-DF acontece nos dias 2 e 3 de outubro, com foco na consolidação da democracia e na garantia de direitos

Redação Jornal de Brasília

01/10/2025 17h45

Foto: Divulgação/Agência Brasília

Foto: Divulgação/Agência Brasília

A IX Conferência Distrital de Direitos Humanos será realizada nesta quinta (2) e sexta-feira (3), na Escola de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Eape), na Asa Sul. O encontro, promovido pelo Conselho Distrital de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos (CDPDDH), vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), terá como tema central “Por um sistema nacional de direitos humanos: consolidar a democracia, resistir aos retrocessos e avançar na garantia de direitos para todas as pessoas”.

O objetivo é debater violações e retrocessos, identificar desafios e construir diretrizes que fortaleçam a defesa dos direitos humanos. Os trabalhos serão organizados em seis eixos, entre eles: enfrentamento das violações, igualdade e justiça social, e justiça climática e ambiental.

Entre os convidados, estão a conselheira nacional e coordenadora da Comissão de Gênero e Igualdade Racial do Conselho Nacional de Direitos Humanos, Maria das Neves, além dos professores César Ricardo de Paula, Marcos Henrique da Silva e Muria Antunes.

Participam do evento 200 delegados, observadores e convidados, com a missão de elaborar até 21 propostas de atuação — três para cada eixo de debate, além de três suplementares. Também será realizada a eleição dos representantes do Distrito Federal para a Conferência Nacional de Direitos Humanos, prevista para ocorrer entre 10 e 12 de dezembro.

Para a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, a conferência reforça a importância da participação social: “A consolidação de políticas públicas mais justas e alinhadas com os princípios dos direitos humanos começa quando a sociedade dialoga e participa ativamente dessas discussões”.

Com informações da Sejus-DF

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado