Da Redação, com UnB Agência
redacao@jornaldebrasilia.com.br
A presidente da República, Dilma Rousseff, nomeou o professor Ivan Camargo o novo reitor da Universidade de Brasília. De acordo com o secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação, Amaro Lins, a nomeação será publicada no Diário Oficial nos próximos dias e a posse ocorrerá no início da semana. “O reitor está nomeado e será empossado até a quarta-feira”, disse Lins.
Professor do Departamento de Engenharia Elétrica desde 1989, unidade onde também foi aluno de graduação, Ivan Camargo vai dirigir a UnB por quatro anos, ao lado da professora Sônia Báo, no cargo de vice-reitora. Ivan Camargo foi o primeiro indicado em lista tríplice elaborada pelo Conselho Universitário, instância máxima deliberativa da UnB, em 14 de setembro. O documento foi encaminhado em 18 de setembro para Dilma Rousseff, que tem a prerrogativa de escolha dos dirigentes das instituições federais de ensino superior.
A escolha do Conselho Universitário foi a mesma feita pela comunidade acadêmica em consulta informal organizada pelas entidades representativas de professores, alunos e servidores técnico-administrativos. Ivan Camargo e Sônia Báo venceram a disputa, em segundo turno, com 51,49% dos 12.562 votos proporcionais dos três segmentos.
O novo reitor recebeu a notícia da nomeação às 22h45 de quarta-feira, do secretário executivo do Ministério da Educação, José Henrique Paim. Em mensagem, o secretário informou sobre a assinatura do ato horas antes e parabenizou o professor pela conquista. “Fiquei profundamente feliz e muito aliviado”, contou Ivan Camargo ao Portal da UnB.
A expectativa é de que a posse, dada pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, seja marcada para terça-feira, às 15h, na sede do ministério. Já a cerimônia de transmissão do cargo, deve acontecer na sexta-feira na própria UnB. O mandato do atual dirigente, José Geraldo de Sousa Junior, termina amanhã. Na última terça, Sousa percorreu o prédio da Reitoria e se emocionou ao iniciar a despedida de sua gestão. “Faço questão de vir pessoalmente e agradecer pelo carinho de todos durante este tempo de convivência. Espero poder abraçar cada um e expressar o quanto colaboraram”, disse.