Localizado em uma região rural de Haverfordwest, no País de Gales, o Pembrokeshire College se destaca pelo compromisso com a sustentabilidade. A instituição incorpora o uso de energia renovável nas atividades diárias e prepara os alunos para atuar em um mundo cada vez mais voltado à preservação ambiental. O colégio oferece cursos técnicos e formação prática em áreas como engenharia, ciências, negócios, tecnologia e projetos voltados à indústria energética. É nesse cenário que alguns estudantes do programa Pontes para o Mundo, da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), desenvolvem seus estudos.
Entre as iniciativas mais recentes, está o Energy Transition Skills Hub, inaugurado com o apoio da Shell UK. O espaço oferece cursos de capacitação em energia eólica, solar, das ondas e em hidrogênio. A meta é formar cerca de 600 alunos até 2026, atendendo à crescente demanda das indústrias de energia renovável na região oeste do País de Gales.
“O que mais me chama a atenção é que não aprendemos só teoria. A escola tem salas de informática modernas, com equipamentos e programas avançados. Além disso, já prepara os alunos para trabalhar em áreas que ainda vão chegar, como a energia gerada pelas ondas do mar. Eles estão prontos para quando essas oportunidades aparecerem”, explica Valter Mello, 17 anos, estudante do Pontes para o Mundo no Pembrokeshire College.
A preocupação ambiental também se estende à residência onde Valter está hospedado. “Minha host mother, Aureol Lauman, faz compostagem, separa o lixo reciclável e usa painéis solares. O governo também oferece incentivos para quem recicla. Isso tudo acaba fazendo parte da rotina”, conta o estudante. Ele ainda destaca sua rotina acadêmica: “Estou cursando Ciência da Computação e Política, uma combinação que ajuda a entender tanto a parte técnica quanto o impacto social das tecnologias verdes. É tudo muito novo e ao mesmo tempo familiar, pois são áreas que já tenho afinidade”.
No início de setembro, o secretário-executivo da SEEDF, Isaias Aparecido, acompanhado da equipe técnica da pasta, visitou a instituição. “É fundamental que os alunos do Pontes para o Mundo tenham acesso a ambientes inovadores como este, onde a educação caminha lado a lado com práticas sustentáveis e prepara cidadãos capazes de pensar soluções reais para os desafios do futuro”, afirmou.
Para o coordenador do programa, David Nogueira, a experiência no exterior vai além do aprendizado acadêmico. “O programa conecta esses estudantes a novas oportunidades e mostra de perto como funciona uma educação voltada para o futuro. Em Pembrokeshire, eles têm acesso a projetos como o Destination Renewables e ao Skills Hub, que ensina sobre sistemas de energia renovável. É incrível ver como isso desperta novas ideias e motivações”, afirma.
Com informações da Secretaria de Educação (SEEDF)