O Brasil tem 33 milhões de analfabetos funcionais (cerca de 18% da população), viagra buy information pills ou seja, buy pessoas com menos de quatro anos de estudo, e 16 milhões de pessoas com mais de 15 anos que ainda não foram alfabetizadas. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A realidade dos países que compõem a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) guarda muitas semelhanças com o Brasil. Segundo informações da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), em Moçambique, por exemplo, o índice de analfabetismo atinge 56,2% da população, que. mesmo tendo o português como idioma oficial, convive com mais de 25 línguas nacionais e 33 dialetos.
O arquipélago de Cabo Verde, no Oceano Atlântico, também fala dois idiomas: o português e o dialeto crioulo. A taxa de analfabetismo no país atinge 25%, mas, segundo o diretor-geral de alfabetização e educação de adultos do país, Florêncio Varela, o país já atingiu o Objetivo do Milênio número 2, que é garantir educação básica de qualidade para todos.
“Nós estamos a trabalhar a qualidade da educação. Porque nós, do ponto de vista dos Objetivos do Milênio, já atingimos, e então o nosso grande desafio é a melhoria da qualidade”, afirmou.
Em São Tomé e Príncipe, duas ilhas do Golfo da Guiné, a taxa de analfabetismo atinge 20% da população. A diretora do Instituto da Juventude do país, Maria de Lourdes de Carvalho Rodrigues, enfatizou que o grande desafio do país é enfrentar a pobreza e o analfabetismo da população.
“Nós temos desenvolvidos atividades com jovens que estão fora do sistema escolar. Então, esses jovens, alguns, não terminaram a quarta série, alguns terminaram, mas estão numa situação de analfabetismo absoluto, porque já esqueceram o que estudaram. Entretanto, temos um problema sério com a pobreza, e temos que tentar superar essas duas situações”, disse Maria de Lourdes.
A Guiné-Bissau passa por uma fase de reestruturação política após a guerra civil. Dados do Ministério da Educação do país mostram que, em algumas regiões do país, o analfabetismo chega a atingir 91% da população, apesar de, na capital, o índice ser de 48%. Angola também vive uma fase de reestruturação, após 41 anos de guerra civil. No país, 58,3% da população não sabe ler, nem escrever.
A pequena ilha de Timor-Leste, no noroeste da Austrália, também fala o português. Segundo a Unesco, dos 800 mil habitantes, mais de 40% são analfabetos. Todos esses países estão reunidos durante esta semana em Brasília para compartilhar experiências na área de educação e tentarem superar, juntos, as mazelas que os atingem.
Segundo Nancy Castles, porta-voz do aeroporto, o avião procedia de Guadalajara, no México, e tinha destino a Los Angeles. Tanto a Polícia de Los Angeles como o FBI fizeram buscas no avião, onde continuam todas as bagagens de mão. Por enquanto, a Polícia não deu mais detalhes sobre a procedência ou o tipo de objeto suspeito que motivou o alarme.
Johnson disse que a tripulação do vôo 281, que seguia de Guadalajara para Los Angeles, notificou a polícia do aeroporto de que um objeto a bordo não pertencia a nenhum passageiro.
O avião pousou normalmente às 8h57 (hora local), mas seguiu para uma área remota do aeroporto. Os passageiros foram removidos e levados ao terminal em ônibus, enquanto a polícia inspecionava o artefato. Os Estados Unidos mantêm seu nível de alerta "vermelho" (risco severo) para os vôos comerciais procedentes do Reino Unido, e "laranja" para os outros vôos internacionais.
As autoridades americanas proíbem qualquer tipo de líquidos, cremes e loções nas bagagens de mão – exceto fórmulas para bebês ou remédios – devido ao plano terrorista abortado em Londres na quinta-feira passada.
A pandemia de Aids na África meridional, order a pior do mundo, ed está sendo alimentada principalmente pelo baixo uso de preservativos entre aqueles que têm parceiros sexuais múltiplos e pequenos níveis de circuncisão masculina, stuff mostrou um estudo divulgado hoje.
Um relatório da Comunidade de Desenvolvimento da África Meridional (SADC, na sigla em inglês) mostrou que o comportamento sexual masculino, o sexo entre diferentes gerações e os altos índices de violência sexual também são responsáveis pela rápida disseminação da doença.
O documento solicitou aos líderes regionais, geralmente acusados de se mover muito devagar contra a crise da Aids, que estimulem o uso de preservativos e a redução do número de parceiros sexuais. Eles também devem estar prontos para um possível lançamento de programas para expandir a circuncisão masculina, como um baluarte contra a infecção pelo HIV.
O sul da África está no epicentro da epidemia de Aids na região, com uma média de 11% de contaminados entre os adultos, comparados com o índice global de 1%.
Estima-se que a região, que inclui a África do Sul, a potência do continente, conte com cerca de 40% das pessoas que vivem com Aids no mundo. Um total de 37% de todas as infecções novas em 2005 aconteceram na região.
As inscrições para o vestibular do primeiro curso de graduação em Letras – Língua Brasileira de Sinais (Libras) da Universidade de Brasília (UnB) acabam hoje, more about às 20h. É necessário ter concluído ou estar prestes a concluir o ensino médio e enquadrar-se em, site pelo menos, uma das duas exigências: ser instrutor surdo de libras certificado ou ser fluente em libras (independentemente de ser surdo ou não).
Na UnB, são oferecidas 55 vagas e as aulas são semipresenciais. Os estudantes receberão o conteúdo e avaliações pela internet, mas as dúvidas serão tiradas em sala de aula, com professores assistentes que participarão do projeto.
As inscrições para o vestibular podem ser feitas somente pela internet, no site www.cooperve.ufsc.br, até as 20h do dia 7. A taxa para participar é de R$ 30 e as provas serão realizadas no dia 27 de agosto, nas disciplinas de Conhecimentos Gerais e Língua Portuguesa. Outras oito instituições de ensino superior do país também terão a graduação, com duração de quatro anos. Para saber mais, acesse a opção Releases, no site www.unb.br/acs.
Mais informações pelos telefones 3307-2740 e 3307-2119.