O prazo para inscrições no 47º Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília (Civebra) encerra nesta quarta-feira (7). Inicialmente previsto até 28 de dezembro, o período foi prorrogado para a maioria dos cursos, exceto para o de canto popular, com vagas limitadas.
Financiado com R$ 1,7 milhão pela Secretaria de Educação do Distrito Federal, o evento oferece mais de 40 opções de aulas gratuitas, presenciais nos turnos matutino e vespertino, e virtuais à noite. As atividades começam na segunda-feira (12) e se estendem até 24 de janeiro, reunindo 53 professores, incluindo convidados internacionais.
Para participar, é necessário ter noções básicas de música e, em alguns casos, possuir o instrumento próprio. O diretor da Escola de Música de Brasília (EMB), Davson de Souza, enfatiza que o curso é 100% gratuito, desde a inscrição até a participação.
A programação inclui concertos e recitais gratuitos e abertos ao público, resultantes da interação entre alunos e artistas convidados. A abertura ocorre no dia 11, às 19h30, no Teatro Levino de Alcântara, na EMB. Neste ano, o evento homenageia o compositor erudito Manuel de Falla (1876-1946) e o músico popular Miles Davis (1926-1991).
“Os participantes podem esperar muita atividade musical, muito aprendizado, muita troca de informação, muita interação e muitos contatos”, destacou Souza. Ele acrescentou que o curso promove atualização sobre tendências musicais no Brasil e no mundo, intercâmbio entre gerações e competências variadas, atendendo desde iniciantes até avançados.
A lista completa de cursos está disponível no site do Civebra.