Cinco anos depois de fechado, o setor vermelho do terminal 1 do Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim será reaberto pela Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero). Segundo o superintendente regional da empresa, Pedro Azambuja, a reativação do setor ocorrerá até o próximo dia 15.
Conhecida como terminal velho, a área receberá todas as delegações dos países que participarão dos Jogos Pan-Americanos,
Para o secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, os benefícios que a reativação do setor trará vão durar mais do que os jogos Pan-americanos. “É visível que a abertura desse setor vai melhorar muito a comodidade e o conforto dos passageiros. Nós estamos preocupados não só com a recepção dos nossos passageiros na época do Pan, mas também fora dele”, destacou.
A Infraero pretende ainda reduzir o tempo que os turistas gastam nos setores de imigração e alfândega. “Nós estamos fazendo adequações em conjunto com a Polícia Federal e com a Receita Federal, a fim de acabar com os problemas de fila. Evidentemente, isso já fica para a nova estrutura, dentro do planejamento de revitalização do terminal
O pedido de recuperação do terminal foi feito por representantes de entidades empresariais, como a Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) e a Fecomércio (Federação do Comércio), e a notícia de reativação foi dada durante reunião com os empresários na quinta-feira.