Por Camila Coimbra
redacao@grupojbr.com
O Parque da Cidade será palco do Projeto Aquarela Picnik, um evento gratuito que une esporte, inclusão e lazer. A ação acontecerá no Estacionamento 12, no próximo sábado (21), com programação que inclui corrida de rua, campeonato de jiu-jitsu e golzinho, além de atividades inclusivas.
Promovida pela Associação Brasileira da Pessoa com Deficiência (ABRAPP) e pela Secretaria de Esporte e Lazer do DF, a iniciativa busca incluir crianças e adultos com transtornos como autismo e síndrome de Down em atividades esportivas, além de proporcionar um dia de diversão para toda a comunidade. Cada modalidade foi planejada para atender diferentes faixas etárias e perfis de participantes, incluindo crianças de comunidades carentes e pessoas com deficiência (PCD).
A programação terá início às 8h30, com a corrida de rua, e, às 9h, os campeonatos acontecerão simultaneamente. Entre as atividades do evento, destaca-se o campeonato de jiu-jitsu inclusivo, coordenado pelo professor Marcos Maia, de 39 anos. Com 100 atletas inscritos, o torneio representa um passo importante para a inclusão no esporte.

“Esse é um dos primeiros campeonatos da região com um nível significativo de inclusão, onde a maioria dos lutadores são crianças ou adultos com TEA, síndrome de Down ou outros transtornos. Nossa intenção é oferecer um ambiente de competição acessível e acolhedor”, explica Marcos.
O evento também busca atender crianças de baixa renda, que, muitas vezes, não têm oportunidade de participar de competições devido aos custos de inscrição e outros investimentos. “Priorizamos crianças que não teriam acesso a esse tipo de experiência, seja por questões financeiras ou pela falta de incentivo ao esporte na família. Queremos proporcionar um momento de diversão e inclusão, mostrando que elas podem, sim, fazer parte desse universo esportivo”, complementa o professor.
Além do campeonato de jiu-jitsu, o evento contará com uma corrida de rua e um campeonato de futebol infantil, promovendo diversas modalidades esportivas. “Teremos uma estrutura profissional para que todos os atletas se sintam em um campeonato oficial, com premiações especiais, incluindo kimonos para os participantes”, destaca Marcos.
No período da tarde, após o término das competições, as famílias terão acesso a uma programação de lazer com brinquedos infláveis e palestras de psicólogos e terapeutas. “Queremos que o evento vá além do esporte. Será um dia de integração, aprendizado e diversão para as crianças e suas famílias”, afirma o professor.
A ABRAPP, organizadora do evento, também aproveitará a oportunidade para divulgar seu trabalho, que inclui não apenas o jiu-jitsu, mas também terapias ocupacionais, musicoterapia e suporte nutricional. “Nossa expectativa é que as famílias atípicas passem a nos enxergar como um braço de apoio. Queremos que elas saibam que podem contar conosco para promover o bem-estar de seus filhos”, conclui Marcos Maia.
O Projeto Aquarela Picnik promete reunir cerca de 2 mil pessoas, entre atletas, familiares e público em geral. As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo site www.abrappbsb.com.br e também pelo site da Central da Corrida no DF.
Detalhes das categorias dos campeonatos:
Corrida de Rua
7 a 17 anos
Categorias Torneio de jui jitsu
4 a 6 anos- pré-mirim
7 a 9 anos – mirim
10 a 12 anos -infantil
13 a 15 anos juvenil
Adulto
Categorias do Torneio de Golzinho
Sub 09: Nascidos em 20016/20015
Sub 11: Nascidos em 20014/2013
Sub 13: Nascidos em 2012/2011
Sub 15: Nascidos em 2010/2009
Serviço:
Evento: Aquarela Picnik
Dia 21 de dezembro
A partir das 8h30
No estacionamento 12 do parque da cidade Sara Kubitscheck