Menu
Brasília

Imagens para alegrar a alma dos brasilienses

Trio de artistas transforma símbolos icônicos da capital em divertidas figurinhas para uso no Whatsapp

Redação Jornal de Brasília

27/04/2020 6h08

Essa cidade é uma figurinha

Cláudio Oy
[email protected]

O diretor de arte e publicitário Marcus Valls, de 36 anos, em parceria com João Carlos Amador (redator) e Wadelmar Jr. (programador), criou um projeto em homenagem à Brasília que vem ganhando o coração dos moradores da cidade: as figurinhas para as redes sociais inspiradas nos pontos turísticos e na manifestação cultural da capital do Brasil.

Segundo Marcus Valls, o sucesso imediato das figurinhas se deu pela simplicidade e pela originalidade da proposta. “Quando as pessoas falam sobre os pontos turísticos de Brasília na internet, os discursos são muito poéticos e pouco acessíveis. O meu produto, no entanto, é simples, direto, cru, ácido e engraçado, o que estimulou o compartilhamento rápido nas redes sociais da população do Distrito Federal. Gera uma identificação instantânea com as pessoas daqui”, disse.

Valls afirma que a ideia das figurinhas veio meses atrás, contudo, ele não estava com tempo disponível para colocá-la em prática. “Em consequência da crise do novo coronavírus, estou ficando em casa o tempo inteiro, portanto, decidi que era o momento de investir nesse projeto e executá-lo com seriedade. Espero que a gente [ele e os dois parceiros de trabalho] consiga finalizar o aplicativo que estamos desenvolvendo para facilitar a extração dos pacotes de figurinhas, uma vez que estamos divulgando atualmente em grupos de WhatsApp e no Instagram”, complementou, animado, o rapaz.

Ele já trabalhou com criação de conteúdos digitais tanto para o Governo Federal como para o Planalto Central, portanto, teve a oportunidade de visitar diferentes pontos turísticos de Brasília. De acordo com o rapaz, um dos objetivos do projeto é compartilhar o conhecimento acumulado no que diz respeito à cultura brasiliense com a população em geral. “Conheci muitos lugares interessantes daqui. Tenho vontade de divulgar a cultura local. Essa cidade deveria ser o ponto alto do turismo do país, mas acaba sendo desvalorizada”, desabafou.

Além disso, Marcus Valls afirma que, além de serem fontes de entretenimento, as figurinhas também podem ser uma forma de estimular debates sociais e políticos importantes. “Boa parte das figurinhas que faço são irônicas, então podem despertar a consciência das pessoas em relação à diferentes temáticas. Teve uma sobre o Museu Nacional, por exemplo, que fez muita gente refletir sobre o descaso com o local. Então acho que algumas delas têm esse papel de trazer à tona algumas discussões, outras são criadas apenas para fazer os outros se descontrairem mesmo”, complementou.

Questionado sobre o futuro do projeto, Valls informa que, enquanto o aplicativo que está sendo desenvolvido pela equipe dele não fica pronto, as figurinhas continuarão sendo feitas e compartilhadas no instagram (@bsbstickers).

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado