Menu
Brasília

IGESDF quer humanizar atendimento na saúde do DF

O Conselho de Acompanhamento do Projeto Humanizar foi empossado durante a solenidade e a presidente é a primeira-dama do Distrito Federal, Mayara Noronha

Aline Rocha

19/11/2019 14h32

Foto: Davidyson Damasceno/IGESDF

Da Redação
[email protected]

Na manhã desta terça-feira (19), o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF) lançou o Projeto Humanizar, que busca aplicar as ações da Política Nacional de Humanização (PNH), do Ministério da Saúde. A ideia é transformar o ambiente hospitalar em local de acolhimento e escuta qualificada, informando usuários e colaboradores, e permitindo que todos tenham acesso digno aos serviços de saúde de maneira mais segura e rápida possível.

O Conselho de Acompanhamento do Projeto Humanizar foi empossado durante a solenidade e a presidente é a primeira-dama do Distrito Federal, Mayara Noronha. Além dela, o presidente do IGESDF, Francisco Araújo, o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, outras autoridades do GDF e monitores do projeto participaram do evento. 

O IGESDF está investindo R$ 322 mil por mês na contratação de 100 monitores, devidamente treinados, para atuar no atendimento do Hospital de Base, Hospital de Santa Maria e nas seis Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do Distrito Federal. Posteriormente, o projeto poderá ser estendido para as unidades de saúde da rede pública do DF.

A primeira-dama Mayara Noronha disse que “o Projeto Humanizar, a princípio, está sendo lançado com essas 100 pessoas que foram capacitadas, mas, deve, na realidade, ser um embrião implementado em cada ser humano, em cada servidor público, em todos que prestam algum tipo de atendimento para a sociedade”.

O diretor-presidente do IGESDF, Francisco Araújo, pediu a todos os monitores que “fortaleçam essa semente que estamos plantando, que é só o início, para que cada habitante do Distrito Federal, quando procurar uma unidade de saúde administrada pelo IGESDF, possa dizer que teve uma resposta adequada no serviço público”.

Foto: Davidyson Damasceno/IGESDF

O Projeto Humanizar, explica o Francisco “vai promover a valorização e a otimização da dimensão humana do atendimento, dando suporte ao planejamento dos gestores e às expectativas da comunidade”. Segundo o diretor-presidente, “será possível aperfeiçoar a utilização da informação, de forma a garantir a promoção do cuidado, pessoal e institucional, ao usuário e seu cuidador”.

O Projeto Humanizar é uma das 15 metas do IGESDF e faz parte do documento Planejamento de Macroprocessos julho/2019/dezembro/2020, que foram apresentadas ao governador Ibaneis Rocha, no início de setembro, e depois encaminhadas à Câmara Legislativa do DF na busca de emendas parlamentares para sua implementação.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado