Menu
Brasília

IgesDF abre edital para 10 bolsas de iniciação científica em saúde

O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal lança programa para fortalecer pesquisa em saúde pública com bolsas de R$ 500 mensais.

Redação Jornal de Brasília

07/01/2026 16h47

Foto: Divulgação/IgesDF

Foto: Divulgação/IgesDF

O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) abriu edital para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) 2026–2027. A iniciativa visa ao fortalecimento da pesquisa científica, tecnológica e de inovação no âmbito da saúde pública do Distrito Federal.

As inscrições estão abertas de 2 de fevereiro a 9 de março deste ano. Ao todo, serão concedidas dez bolsas de R$ 500 mensais por 12 meses, destinadas a estudantes de graduação regularmente matriculados em cursos da área da saúde ou de tecnologia e inovação, desde que os projetos estejam vinculados a temáticas em saúde.

O programa tem como objetivo incentivar a formação científica, o domínio de técnicas e métodos de pesquisa, além de estimular o pensamento crítico, a criatividade e a cultura da inovação. Além disso, busca aproximar os estudantes dos grupos de pesquisa do IgesDF e fortalecer a articulação entre graduação, pós-graduação, instituições de ensino parceiras e o setor produtivo.

“A iniciação científica é, muitas vezes, o primeiro contato do estudante com a pesquisa aplicada à saúde; é uma oportunidade concreta de aprender, testar e produzir conhecimento que pode, de fato, melhorar os serviços de saúde e o SUS”, afirma a diretora de Inovação, Ensino e Pesquisa do IgesDF, Emanuela Dourado.

Interessados podem conferir o edital na página do programa no site do IgesDF.

Com informações do IgesDF

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado