Menu
Brasília

Ibaneis receberá dose de reforço nesta terça-feira (21)

Ibaneis Rocha fez um apelo para a população completar o ciclo vacinal. “Procure as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para se vacinar. Só com a vacina voltaremos a normalidade”, afirmou

Guilherme Gomes

21/12/2021 14h35

Foto: Vitor Mendonça/Jornal de Brasília

Durante evento em Samambaia Sul, nesta terça-feira 921), o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), afirmou que receberá sua dose de reforço nesta noite. “Eu mesmo vou tomar a minha (dose) hoje a noite na praça dos cristais. Temos mais de um milhão de doses disponíveis”, disse o mandatário.

Ontem (20), após publicação do Ministério da Saúde, Ibaneis anunciou a redução do intervalo de cinco para quatro meses para a terceira dose ou dose reforço da vacina contra a Covid-1, a partir de hoje (21).

Ibaneis Rocha fez um apelo para a população completar o ciclo vacinal. “Procure as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para se vacinar. Só com a vacina voltaremos a normalidade”, afirmou.

Novo intervalo para a dose de reforço

No sábado (18), o ministro da Saúde Marcelo Queiroga anunciou a redução do intervalo de aplicação da dose de reforço contra a Covid. O governador do DF apenas aguardava a chegada de mais doses para fazer o anúncio na capital.

“Para ampliar a proteção contra a variante Ômicron vamos reduzir o intervalo de aplicação da 3ª dose de cinco para quatro meses. A dose de reforço é fundamental para frear o avanço de novas variantes e reduzir hospitalizações e óbitos, em especial em grupos de risco”, escreveu Queiroga.

Segundo Queiroga, a portaria com a modificação será publicada nesta segunda-feira (20). “Informem-se sobre o calendário vacinal de seu município e veja se já chegou a sua vez”, pontuou o ministro.

O reforço poderá ser aplicado em qualquer pessoa maior de 18 anos que tenha recebido as duas doses de vacina, respeitando o prazo mínimo dos quatro meses após a segunda aplicação. Além disso, o Ministério reitera a importância de se completar o ciclo vacinal e pede àqueles que tomaram apenas a primeira dose para retornarem aos postos de vacinação.

Conforme as orientações emitidas pela Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 (Secovid), a vacina da Pfizer será utilizada como dose de reforço em pessoas vacinadas com os imunizantes Coronavac, AstraZeneca e Pfizer. A opção por essa vacina levou em consideração o aumento da resposta imunológica no esquema heterólogo. De maneira alternativa, os imunobiológicos da Janssen e AstraZeneca também poderão ser utilizados na dose de reforço

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado