Menu
Brasília

Ibaneis e Celina lançam programa Vai de Bike

O objetivo é ampliar a malha cicloviária e interligar as ciclovias existentes para oferecer uma rede estruturada e garantir a segurança de quem pedala na capital federal

Redação Jornal de Brasília

20/09/2024 10h56

celina

Foto: Afonso Ventania Bikerrepórter

Por Afonso Ventania Bikerrepórter e João Paulo Nunes

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), e a vice-governadora Celina Leão (PP) participaram, nesta sexta-feira (20/9), do lançamento do programa Vai de Bike. O evento, que contou com a presença de ciclistas, tem o objetivo de incentivar o uso da bicicleta no deslocamento da população, ao tempo que amplia a malha cicloviária do DF, conecta e reforma as já existentes. O anúncio do programa foi antecipado, nesta quinta-feira (19/9) pelo Jornal de Brasília.

Com 687km de ciclovias, o objetivo é construir mais 325km, instalar mil paraciclos, revitalizar 400km e conectar a malha cicloviária existente para melhorar a ciclomobilidade no DF e reduzir mortes de ciclistas. O investimento é de R$ 122,8 milhões

O objetivo é ampliar a malha cicloviária e interligar as ciclovias existentes para oferecer uma rede estruturada e garantir a segurança de quem pedala na capital federal. Atento às sugestões de ciclistas e entidadesde mobilidade ativa, o governo decidiu criar um projeto amplo e estratégico para estimular o uso da bicicleta e interligá-la aos demais modais de transporte, sobretudo, o ônibus e o metrô.

O Vai de Bike é desenvolvido em parceria de diversos órgãos do GDF, sob a supervisão da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), responsável pelo planejamento e mapeamento das áreas com maior necessidade, e coordenação da Secretaria de Obras (SO).

O governador Ibaneis Rocha falou com exclusividade ao Jornal de Brasília e revelou que o GDF já possui outros planos para potencializar as ciclovias e pretende entregar essas melhorias até o fim de 2025.

“Estamos com um projeto, além da reformulação do Pistão Sul, para mais de 260km de ciclovias no DF, solucionando o problema dos ciclistas. Eu sou ciclista e também noto que faltam interconexões de algumas ciclovias, então nós estamos resolvendo esse problema agora e esperamos que até o final do ano que vem esteja tudo pronto”, explicou Ibaneis.

O secretário de mobilidade e transporte, Zeno Gonçalves também ressaltou a importância da entrega do projeto. “É um programa belíssimo, de fato dá uma atenção e uma dimensão especial para a ciclomobilidade, que é um importante protagonista do transporte.”

Zeno disse que o programa “Vai de Bike” prevê várias ações que mudam a cara e consolida o movimento de ciclismo como um importante vetor de desenvolvimento da cidade.

Hoje o DF possui a segunda maior malha cicloviária do Brasil, mas o objetivo do GDF é se tornar a primeira, segundo a vice-governadora, Celina Leão, incentivadora do esporte local. “A expectativa é que a pessoa consiga ter mobilidade urbana completa aqui no DF e nossas bicicletas fazem parte disso para a pessoa conseguir sair do trabalho e fazer a sua atividade.”

“O programa vai contar com mais de 1 mil km de ciclovia até o fim de 2026 e a Secretaria de Obras vai ficar responsável pela implementação”, explicou o secretário de Obras, Valter Casimiro.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado