Menu
Brasília

Ibaneis critica maus comerciantes e anuncia medidas após caso de intoxicação por metanol

Anúncio ocorre após internação do cantor Hungria por suspeita de intoxicação por metanol no Distrito Federal.

Redação Jornal de Brasília

03/10/2025 14h51

Foto: Cristiano Carvalho/ Agência Brasília

Foto: Cristiano Carvalho/ Agência Brasília

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), emitiu nesta sexta-feira (3) uma nota oficial condenando a comercialização de bebidas adulteradas com metanol e anunciando medidas de fiscalização. A declaração ocorre após o cantor Gustavo da Hungria Neves, conhecido como Hungria Hip Hop, ser internado com suspeita de intoxicação por metanol.

“Infelizmente, ainda existem comerciantes que pensam mais no lucro do que na saúde das pessoas. Isso não dá mais para aceitar”, afirmou Ibaneis. Ele destacou que já determinou o reforço na fiscalização, com atuação conjunta da Defesa Civil, Secretaria de Saúde e Secretaria de Economia, para checar notas fiscais e a origem das bebidas. Além de fiscalizar, é necessário conscientizar, pois esse tipo de crime não pode virar rotina, enfatizou o governador. Ele também ressaltou que a prioridade é proteger a população e que o governo agirá com firmeza para evitar que casos como esse voltem a acontecer no DF.

Caso Hungria

O cantor Hungria, de 34 anos, foi internado na manhã de quinta-feira (2) no Hospital DF Star, após ingestão de vodka adquirida em Vicente Pires, região administrativa do DF. Ele apresentou sintomas como cefaleia, náuseas, vômitos, turvação visual e acidose metabólica, característicos de intoxicação por metanol. O caso é o primeiro suspeito de intoxicação por metanol no Distrito Federal. O resultado dos exames que irão confirmar a presença da substância pode levar de cinco a sete dias para serem divulgados.

O Ministério da Saúde investiga, ao todo, 59 casos de intoxicação por metanol em todo o país, sendo 11 já confirmados e uma morte confirmada em São Paulo. Outros cinco óbitos seguem em investigação no estado paulista. Há ainda uma morte suspeita na Bahia.

Em resposta ao incidente, o deputado distrital Fábio Félix (PSol) enviou ofício ao governador solicitando fiscalização emergencial em bares, restaurantes, supermercados, distribuidoras e fábricas de bebidas do DF, com ênfase em bebidas destiladas

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado