A reunião, da última quarta-feira (13), entre o secretário Viridiano Custódio e o diretor do Hospital Universitário de Brasília, Dr. Hervaldo Sampaio, teve como objetivo, firmar uma parceria para atendimento dos povos de cultura cigana, assentados em Brasília.
Culturalmente, a mulher cigana não aceita atendimento médico, por profissional da saúde do sexo masculino, principalmente ginecológico. A partir da conversa entre a secretaria e o hospital, ficou acertado o início de um processo de parceria, onde a SEPIR-DF vai encaminhar ao HUB um levantamento de dados em relação as mulheres ciganas, crianças e homens que moram no acampamento cigano do Arrozal. Primeiramente vai se buscar capacitar os profissionais da área, sobre a cultura cigana, para iniciar a avaliação da saúde da mulher cigana.
Segundo o diretor do HUB, Dr. Hervaldo Sampaio, “Não basta abrir caminho, esse atendimento tem que ser diferenciado”. O diretor falou que o HUB é referência em atendimento indígena, “ Estamos aproveitando os próprios estudantes indígenas, para que eles sejam tutores das comunidades”. O diretor lembrou que no começo os médicos não estavam preparados para atender os indígenas e que hoje já existe um trabalho com essas comunidades.
Ainda segundo Dr. Hervaldo, o Hospital Universitário é bastante sensível a causa do atendimento às ciganas.
Para o secretário Viridiano Custódio, “ A partir do momento que se conhece as diferenças e as limitações de cada povo e que se criam parcerias, como esta entre a SEPIR-DF e o HUB, é possível levar a saúde a comunidades que nunca antes tiveram atendimento médico”.