Menu
Brasília

Hran recebe força-tarefa para diagnóstico de câncer de pele

Ação ocorre no próximo sábado (13) e integra a campanha Dezembro Laranja, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia

Redação Jornal de Brasília

09/12/2025 19h25

fachada hran foto sandro araÚjo (1)

Quem for diagnosticado com suspeita de câncer de pele poderá agendar a cirurgia ou passar pelo procedimento no mesmo dia, dependendo da disponibilidade de material e da equipe | Foto: Sandro Araújo/Agência Brasília

Neste sábado (13), o Hospital Regional da Asa Norte (Hran) será ponto de atendimento da campanha Dezembro Laranja, dedicada à prevenção e ao esclarecimento sobre o câncer de pele. A mobilização inclui avaliação, orientações de cuidados e informações sobre tratamentos disponíveis. O ambulatório funcionará das 9h às 15h, com senhas distribuídas por ordem de chegada.

A iniciativa é da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), que articula assistência gratuita em diversas capitais do país. No Distrito Federal, serão feitos cerca de 600 atendimentos, realizados por médicos dermatologistas voluntários e associados à SBD.

Os pacientes com suspeita diagnóstica de câncer de pele poderão ser submetidos à cirurgia no mesmo dia, mediante disponibilidade de material e da equipe de profissionais. Aqueles com diagnóstico positivo para a doença e que não forem operados no mesmo dia terão os procedimentos agendados pela equipe da dermatologia do Hran e do Hospital Universitário de Brasília (HUB).

Dezembro Laranja

A campanha Dezembro Laranja alerta para a realização de exames anuais com um médico dermatologista, a fim de identificar precocemente lesões provocadas pelo câncer de pele. A campanha ocorre no mês de início do verão, quando a exposição ao sol aumenta.

Entre os sintomas de alerta para o câncer de pele estão: manchas que coçam, ardem, descamam ou sangram; sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor; e feridas difíceis de cicatrizar.

O câncer de pele é o mais frequente tipo de câncer no Brasil e no mundo. A doença provoca um crescimento anormal e descontrolado das células e representa 30% de todos os diagnósticos que acometem a pele. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa nacional para o triênio de 2023 a 2025 aponta para 704 mil casos novos.

O uso de protetor contra as radiações UVA e UVB e fator de proteção solar (FPS) mínimo de 30 é uma das principais medidas preventivas. Além disso, roupas com proteção UV e chapéus de abas largas podem ser grandes aliados.

Serviço
Força-tarefa para diagnóstico de câncer de pele no Hran
Data: sábado (13)
Local: ambulatório do Hospital Regional da Asa Norte (Hran)
Horário: 9h às 15h (atendimento por ordem de chegada)

Com informações da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado