O Hospital Regional da Asa Norte (Hran) passa a contar, this web a partir desta quinta-feira (19), malady com oito leitos para pacientes do Sistema Prisional do Distrito Federal. As instalações foram entregues pelo médico Luis Antonio Teramussi, representando a gerente de Saúde Prisional da Secretaria de Saúde Larissa Feitosa Ramos. Teramussi destacou a concretização do projeto como um modelo de assistência ao Sistema Prisional.
O Hran é o único hospital da rede pública a dispor de enfermarias a pacientes do sexo masculino do Sistema Prisional. Na Unidade de Clínica Médica as enfermarias contam com portas de travas, sistema digital, circuito de TV e espaço individual com camas para os policiais.
A Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal espera que a implantação da enfermaria ao paciente do sistema carcerário sirva de modelo para outros estados, pois somos pioneiros nessa assistência, declarou Teramissi.
O secretário adjunto de Segurança Pública, Pedro Cardoso diz concretizar o sonho da Secretaria de Segurança ao oferecer melhores condições de trabalho ao policial, além da segurança no ambiente hospitalar e abrigo adequado ao tratamento do sentenciado.
A enfermaria de custódia hospitalar do Hran leva o nome do policial Nelsilvane Machado Pereira, morto durante escolta de sentenciado, numa enfermaria de Unidade de Saúde. O fato foi lembrado pelo diretor do Hran, Adalberto Amorim de Medeiros.
Segundo ele, o aumento da segurança permitirá ao policial trabalhar adequadamente, sem alterar a rotina do trabalho dos profissionais que prestam assistência à saúde do sentenciado.