Quando o assunto é envelhecer com qualidade de vida, conforto e segurança, o ambiente e o cuidado fazem toda a diferença. Pensando em proporcionar uma rede integrada de bem-estar para estadia de idosos, o Vitale Living inaugurou em Brasília um residencial sênior de alto padrão que une assistência especializada a uma estrutura de lazer inspirada na hotelaria.
Inaugurado no último dia 4 de outubro, o espaço é pensado para estimular a rotina e o bem-estar dos moradores e conta com jardins terapêuticos, piscina aquecida, cineteatro, biblioteca, ateliê e até sala de música. Também dispõe de uma equipe multidisciplinar composta por enfermagem, fisioterapia, nutrição, psicologia, terapia ocupacional e fonoaudiologia disponível integralmente.
A responsável técnica pela Vitale Living, Ana Paula Araújo, afirma que o diferencial do local está na proposta que integra assistência, atividades ocupacionais e o contato frequente com a família.

“Nós não estamos falando só de uma assistência, do cuidado diário, da alimentação, do banho. Não, ela é completa. Vai desde a hotelaria, ou seja, a gente traz quartos mais confortáveis. E em conjunto a isso vem justamente esse outro movimento que é da assistência. Cada um membro da equipe contempla um cuidado mais especializado e individualizado para esse idoso”, detalha.
A integração das duas áreas começa desde a primeira visita à residência. A primeira etapa é a triagem em conjunto com a família para entender quais são as demandas do idoso. Logo após, é realizada a admissão com a equipe multidisciplinar para traçar um plano de atendimento individual. Com isso, os profissionais montam uma proposta de atividades cotidianas para serem executadas durante a estadia.
Enfermeiro noturno da equipe, Paulo José de Oliveira explica que a união entre a assistência especializada e as atividades de convivência são essenciais para a recuperação e cuidado dos pacientes.
“A nossa integração com essas atividades extras, como a hidroterapia, a musicoterapia, são atividades voltadas para a interatividade e a convivência dos idosos. A intenção é fazer com que cada dia mais eles tenham essa convivência como se fosse realmente um lar, com os familiares também tendo aquela condição de vivenciar isso na prática, com eventos, com apresentações”, acrescenta.
As modalidades de residência são dividas em seis categorias. Longa permanência, focada em um acolhimento contínuo, com assistência 24 horas por dia; curta permanência, voltada especialmente para idosos que necessitam de um período de cuidado, descanso ou transição; centro dia, para residentes que vivem em casa mas se beneficiam de um período diurno com atividades; pós-operatório, que contempla um período de 15 a 90 dias; cuidados paliativos e respeite care, estadias a partir de sete dias.