Menu
Brasília

Hospital de Base implanta sistema informatizado para marcação do retorno de consultas

Arquivo Geral

10/08/2012 18h33

Entre as mudanças estruturais e organizacionais estabelecidas no Plano de Ação da Secretaria de Saúde do DF, está a criação da central de marcação de consultas de retorno do Hospital de Base do DF. Essa central informatizada aumentou em 45% a oferta de consultas de especialidades para os retornos do HBDF e para as primeiras consultas ofertadas para as Unidades Básicas de Saúde e Regionais.
 
A central informatizada permite que o paciente marque suas consultas de retorno e exames num único local, além de concentrar a informação destes atendimentos de retorno e melhorar a visualização e o controle das agendas médicas. Com isso, foi possível padronizar o número de consultas realizadas por especialidades, seguindo a normatização da SES/DF. Além disso, possibilitou a atualização de cadastro dos pacientes acompanhados no HBDF, bem como a abertura do prontuário eletrônico.
 
De janeiro a abril de 2011, foram ofertadas mais de 26 mil consultas de especialidades médicas pelo HBDF, sendo que para o mesmo período de 2012, esse número saltou  para mais de 38 mil consultas. O HBDF disponibiliza 750 consultas/mês para as unidades básicas de saúde das regionais. As especialidades que estão na central são: cirurgia geral (retorno), psiquiatria (retorno), urologia (retorno), proctologia (retorno), radiologia (raio-x), ortopedia (retorno), mastologia (retorno e agendamento a pacientes com encaminhamento para a triagem), cirurgia de cabeça e pescoço (retorno e agendamento a pacientes com encaminhamento para a triagem), otorrinolaringologia (retorno e exames que são realizados somente no Hospital de Base), alergia (retorno), pneumologia (retorno), cirurgia torácica (retorno), neurologia (retorno), oftalmologia (retorno), endocrinologia (retorno e 1ª consulta para a região de abrangência: Núcleo Bandeirante, Asa Sul e Guará), neurocirurgia (retorno) e reumatologia (retorno).  
 
 
“Nosso objetivo, em longo prazo, é que não existam mais filas no ambulatório do HBDF”, afirma o diretor da unidade, Julival Ribeiro. O diretor informa que a tendência é a informatização de determinadas clínicas para que o paciente saia do hospital com a consulta marcada.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado