Menu
Brasília

Hospital de Base atende 120 pacientes em mutirão de consultas oncológicas

Ação que ocorre neste sábado (11) tem como objetivo acelerar o tratamento de quem foi diagnosticado com doença

Redação Jornal de Brasília

12/01/2020 9h33

Fachada do HBDF (Hospital de Base de Brasília). Foto: Renato Araújo/Agência Brasília.

Neste sábado (11/1), 120 pacientes que aguardavam pela primeira consulta de oncologia estão sendo atendidos no ambulatório do Hospital de Base. No total, 14 médicos oncologistas atuam na força-tarefa para acelerar o atendimento e, assim, possibilitar o início do tratamento mais rápido.

“Essa é uma ação que faz a diferença, porque o paciente, além de ter acesso à primeira consulta, terá a sequência do tratamento com consultas de retorno, diagnóstico por imagem, análise clínica, realização de biopsia, cirurgia, quimioterapia, radioterapia e demais procedimentos”, ressaltou o vice-presidente do Instituto de Gestão Estratégica do Distrito Federal (Iges-DF), Sérgio Costa.

Os pacientes convocados estavam na fila da central de regulação da Secretaria de Saúde do DF. Além do atendimento médico, os pacientes recebem orientações, palestras e material informativo de fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, fonoaudiólogos, psicólogos, farmacêuticos, assistentes sociais e nutricionistas.

Laboratório e raio-x também estão para realizar exames na hora do atendimento ou agendar, a depender de cada caso.

“Essa é uma iniciativa muito boa. Gosto muito do atendimento daqui. Espero que o hospital continue realizando essas ações, porque muitas pessoas estão aguardando, assim como eu estava, e graças a Deus eu fui chamada”, elogiou a paciente Isabel Lacerda, 36 anos, moradora da Ceilândia.

“Sabemos da longa batalha dos pacientes com câncer. Nosso trabalho aqui é acelerar o tratamento. Em um único dia, vamos atender um número maior de pacientes do que atendemos normalmente em um mês. Nossa média de oferta mensal é de 110 consultas de primeira vez e, hoje, estão sendo 120”, ressaltou o chefe da Oncologia, Allan Pereira.

Dados

Em média, o HB oferta 110 vagas para primeira consulta oncológicas mensalmente. Neste mês, serão 215. No total, o Base conta com 32 oncologistas, bem como uma enfermaria grande que interna até 35 pacientes. Na quimioterapia, são feitas aproximadamente 45 sessões diariamente. Já na radioterapia, 50 pacientes são tratados.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado