Menu
Brasília

Hospital Cidade do Sol é transferido em definitivo para o Iges-DF

Sob protestos da oposição, unidade criada como hospital de campanha para a pandemia de covid-19 será terá gestão de instituto

Suzano Almeida

27/08/2024 18h51

O Hospital Cidade do Sol, que já recebe 40% dos casos de dengue do DF, terá o reforço do hospital de campanha das Forças Armadas, que ficará estacionado entre a unidade de saúde e UPA de Ceilândia | Foto: Paulo H Carvalho/Agência Brasília

A Câmara Legislativa aprovou, nesta terça-feira (27/8), em primeiro turno, a transferência em definitivo da gestão do Hospital Regional da Cidade do Sol (HRCS), localizado no Sol Nascente/ Pôr do Sol, para o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (Iges-DF). O projeto de lei, que foi acordado no Colégio de Líderes, na segunda-feira, e enviado pelo Poder Executivo, sem passar pelas comissões.

O projeto causou embate entre parlamentares da base e da oposição. Max Maciel (PSol) afirmou que o decreto de emergência, para que o Iges-DF gerencie a unidade ainda está válido, por tanto, não seria necessária a transferência definitiva.

O parlamentar foi rebatido pelo líder do governo na Casa, Robério Negreiros (PSD), que pediu para ele se dirigir à sala anexa ao plenário para conversar com o presidente do instituto, Juracy Lacerda.

Gabriel Magno (PT), por sua vez, reproduziu um áudio do então candidato ao governo Ibaneis Rocha (MDB) criticando o Iges -DF. Hermeto (MDB) e Pepa (PP) saíram em defesa do chefe do Executivo. “Se eu fosse apontar tudo que os governos de vocês disseram e mudaram de ideia, passaria aqui o dia mostrando áudio”, afirmou Hermeto.

Segundo a base governista, o contrato emergencial venceu no dia 15 de agosto. Por esse motivo, os distritais argumentam que é necessária a transferência para o Iges-DF para que o atendimento tenha continuidade.

“Temos que parar com isso. Ninguém que votar contra está contra a população. Tem que ser mais honesto. Para ser honesto, veja quem votou contra a CPI do Iges-DF. Foram nove presidentes, nenhum teve transparência”, rebateu Gabriel Magno.

Hospital de campanha

Inaugurado em 2021, como um hospital de campanha para os pacientes diagnosticados com covid-19, ele foi usado como um desafogo para as unidades de pronto atendimento da região e para o Hospital Regional de Ceilândia. À época, ele foi entregue ao Iges-DF, que gerenciaria o HRCS até o último 15 de agosto, quando o convênio venceu.

Atualmente, o Iges-DF administra o Hospital de Base do DF, o Hospital Regional de Santa Maria e todas as 13 unidades de pronto atendimento (UPAs).

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado