Menu
Brasília

Homenagem: cães policiais se aposentam em cerimônia no BGP

Durante a solenidade, os heróis de quatro patas foram condecorados pelo comandante militar do Planalto, general Ricardo Carmona, com medalhas pelos serviços prestados

Afonso Ventania

29/01/2025 15h31

bgp3

Foto: Afonso Ventania / Jornal de Brasília

Bikerrepórter

Na manhã desta quarta-feira (29/01), o Batalhão da Guarda Presidencial (BGP) foi palco de uma emocionante cerimônia de despedida para 24 heróis de quatro patas. Após anos de dedicação à segurança pública e à defesa nacional, os cães receberam a merecida aposentadoria. O evento ocorreu no Batalhão da Guarda Presidencial (BGP) do Exército Brasileiro, no Setor Militar Urbano, em Brasília, e reuniu autoridades civis e militares para celebrar o legado desses fiéis companheiros de farda.

De acordo com o comandante do BGP, tenente-coronel Pinho, pela primeira vez na história, o Exército realizou uma solenidade conjunta entre as Forças Armadas e diversos órgãos de Segurança Pública federais e estaduais. O Ministério da Agricultura e Pecuária também participou do evento. “O Exército trabalha de forma integrada com várias instituições sempre com coordenação e colaboração. E essa integração só fortalece ainda mais os laços entre as instituições”, diz o oficial.

Ao longo da carreira, os cães atuaram em diversas missões, tais como: patrulhamento, resgate, busca de suspeitos, proteção, detecção de drogas e explosivos, e controle de distúrbios, desempenhando papel fundamental na prevenção e repressão ao crime. Durante a cerimônia, foram homenageados com medalhas pelo serviço prestado, simbolizando o reconhecimento pelos anos de dedicação e bravura.

O comandante militar do Planalto, general Ricardo Piai Carmona, destacou a importância do trabalho desses cães e ressaltou o vínculo criado entre os animais e o Exército Brasileiro. “Esses cães são verdadeiros heróis e merecem toda a nossa homenagem. Em todas as nossas operações utilizamos os cães e eles fazem parte do dia-a-dia da tropa”, afirma.

E acrescenta: “por anos, estiveram ao nosso lado, garantindo a segurança da população e dos militares em diversos órgãos em que atuaram. Hoje, é um dia de gratidão e despedida, mas também de alegria, pois eles vão para lares que lhes proporcionarão o descanso merecido”.

Alguns dos cães foram adotados por seus próprios tutores. No Exército, foram seis cães aposentados. Só no BGP, por exemplo, as duas cadelas aposentadas já têm seus tutores definidos. Uma delas, a doberman Ravena, foi adotada pelo Cabo Rochedo que foi seu parceiro ao longo de toda a carreira. “A expectativa agora é só oferecer alegria, descanso e brincadeira para essa cadela que contribuiu muito para a nossa pátria”, comemora o jovem militar. As adoções foram realizadas com critérios rigorosos, garantindo que os animais tenham um ambiente seguro e afetuoso na nova fase de suas vidas.

De acordo a tenente Carolina Ramos, veterinária e chefe da seção de cães de guerra do BGP, os cães são recebidos no Exército com dois meses de idade, durante o período de socialização. “Do segundo ao quarto mês fornecemos todos os estímulos necessários para que eles não tenham medo ou traumas depois. Depois dessa fase, eles começam a ser adestrados para obedecerem aos comandos do condutor até o oitavo mês. É então que eles são adestrados para as atividades fim, como faro de entorpecentes, proteção ou qualquer outra habilidade necessária”, explica. Ainda segundo a oficial, a vida útil de um cachorro no Exército é de sete a oito anos.

A cerimônia reforçou a importância do reconhecimento do trabalho desses animais e serviu como lembrete do papel essencial que desempenham na segurança pública. O evento foi marcado por emoção, despedidas e um profundo sentimento de gratidão por parte de todos os presentes. Com a aposentadoria, esses heróis caninos poderão desfrutar de uma nova rotina, cercados de carinho e cuidado, após anos de dedicação e serviço exemplar à sociedade.

Os 24 cães que se aposentarão pertencem às seguintes instituições:

● Seção de Cães de Guerra do BGP do Exército Brasileiro.

● Seção de Cães de Guerra do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília.

● Seção de Cães de Guerra do 11° Depósito de Suprimento do Exército

Brasileiro.

● Pelotão de Cães de Guerra da Base Aérea de Brasília.

● Canil Central da Polícia Federal.

● Grupo de Operações com Cães da Polícia Rodoviária Federal.

● Grupamento de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros Militar do

Distrito Federal.

● Seção de Operações com Cães (Divisão de Operações Especiais da Polícia

Civil do Distrito Federal).

● Núcleo de Operações com Cães (Diretoria Penitenciária de Operações

Especiais da Polícia Penal do Distrito Federal).

● Centro Nacional de Cães de Detecção (Secretaria de Defesa Agropecuária).

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado