A Promotoria de Justiça do Tribunal do Júri do Gama obteve, nesta quarta-feira (21/5), a condenação de Mateus Vinícius Martins Roques por tentativa de homicídio contra um policial militar. A pena foi fixada em 11 anos de reclusão, em regime inicialmente fechado. O réu respondeu ao processo preso e não poderá recorrer em liberdade.
Segundo o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), o crime ocorreu em 1º de maio de 2024, quando Mateus e dois comparsas circulavam com um carro roubado nas proximidades do Aeroporto de Brasília. Após serem perseguidos por viatura e helicóptero da Polícia Militar, o veículo colidiu com o meio-fio de uma via pública no Gama. Ao tentar fugir a pé, Mateus foi cercado por policiais, sacou uma arma de fogo e atirou contra um dos agentes.
O disparo, no entanto, não atingiu o policial. De acordo com a Promotoria, o homicídio não se consumou por erro de pontaria do acusado. O militar revidou a agressão e acertou o braço do atirador, interrompendo o ataque.
Os jurados acataram todas as qualificadoras apresentadas pelo MPDFT: tentativa de homicídio contra agente de segurança pública no exercício da função, com o objetivo de garantir a fuga e a impunidade dos crimes cometidos momentos antes.
Mateus foi considerado culpado por tentativa de homicídio qualificado e seguirá preso para cumprimento da pena.