Começou nesta segunda-feira (20), em Uberlândia (MG), o terceiro e último bloco dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2025, reunindo estudantes de 12 a 14 anos em seis modalidades: handebol masculino e feminino, basquete masculino e feminino, karatê, ginástica artística, xadrez e wrestling.
Na estreia, o handebol masculino do Centro Educacional (CED) Incra 08, de Brazlândia, venceu o time do Mato Grosso do Sul por 31 a 28, em uma atuação que destacou os estudantes da área rural representando o Distrito Federal.
O aluno Kennedy Christian Costa, de 13 anos, comemorou a vitória e comentou sobre o desafio do jogo. “Eu achei o jogo muito bom, um pouco difícil porque a outra equipe era forte, mas vencemos. Agora é nos dedicarmos mais ainda e dar o nosso melhor”, afirmou.
O técnico Filipe Cardoso elogiou o desempenho do time e também a força do adversário. “Sabíamos que seria um jogo difícil. No primeiro tempo ficamos atrás, mas conseguimos segurar e, no segundo tempo, a defesa encaixou e o contra-ataque funcionou. Foi uma boa estreia, eles estão de parabéns”, disse. O próximo compromisso da equipe será contra a Paraíba, com estudo e preparação estratégica previstos para quarta-feira (22).
No basquete feminino, o Colégio Santa Rosa, da Asa Sul, perdeu para o Espírito Santo por 46 a 43 após duas prorrogações. O time masculino também não conseguiu vencer, mas ambos seguem na competição buscando melhores resultados contra Sergipe e Rio Grande do Sul.
No xadrez, o Distrito Federal registrou duas vitórias, um empate e uma derrota na primeira rodada, com novas disputas previstas para quarta e quinta-feira. Já no wrestling, os atletas do DF alcançaram as quartas de final, enfrentando atletas da seleção brasileira e destacando-se pela técnica.
O chefe da delegação do Distrito Federal, José Flávio da Silva, avaliou positivamente o início das competições. “A expectativa é grande. O Distrito Federal está em seis modalidades neste bloco, e os resultados até aqui têm sido muito bons. Estamos confiantes de que nossos estudantes vão continuar mostrando garra e conquistando medalhas para o DF”, afirmou.
Com informações da Secretaria de Educação