O Comitê Organizador dos Jogos Pan-americanos do Rio (CO-Rio) divulgou comunicado oficial garantindo que irá aproveitar parte dos jovens formados como guias cívicos pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Uma reportagem do jornal Folha de S. Paulo desta sexta-feira informava que os guias não seriam utilizados pelo Comitê por causa da confusão que marcou a cerimônia de formatura da turma.
Na última quarta-feira, no Rio de Janeiro, grupos pertencentes a facções inimigas brigaram durante a cerimônia, que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Maracanã. Os 10,5 mil formandos são, em sua maioria, oriundos de favelas cariocas dominadas pelos chefes do tráfico.
Leia a íntegra do comunicado do CO-Rio:
O Comitê Organizador dos XV Jogos Pan-americanos Rio 2007 (CO-Rio) nega veementemente o teor da matéria publicada nesta sexta-feira, dia 13, no jornal Folha de S. Paulo, página D2, a respeito de aproveitamento de guias cívicos pelo próprio CO-RIO. O CO-RIO já havia comunicado à Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) que fará o aproveitamento de um contingente de guias cívicos nos Jogos, para os quais serão credenciados como força de trabalho. O CO-RIO sempre apoiou o programa de guias cívicos por entender que o projeto desenvolvido pela Senasp tem enorme relevância, principalmente pela inclusão social. Na cerimônia de formatura de guias cívicos, realizada no dia 11 do corrente mês de abril, no Rio de Janeiro, o Presidente do CO-RIO, Carlos Arthur Nuzman, afirmou pessoalmente ao Secretário Nacional de Segurança Pública, Luiz Fernando Corrêa, e publicamente, na presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que sempre deu apoio total ao programa desenvolvido pela Senasp. É importante ressaltar que os guias cívicos fazem parte de um programa estruturado pela Senasp para os Jogos Pan-americanos Rio 2007.