Menu
Brasília

Guia de Gestão de Riscos voltado à Políticas Públicas é lançado em reunião técnica

Iniciativa visa apoiar gestores na tomada de decisões, fortalecer controles internos e estimular cultura de integridade

Redação Jornal de Brasília

08/09/2025 15h03

Foto: Divulgação/CGDF

Foto: Divulgação/CGDF

Na manhã da última terça-feira (2), a Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) realizou a 8ª Reunião Técnica sobre Gestão de Riscos e Integridade Pública, no auditório da Escola de Governo. O encontro reuniu representantes de órgãos e entidades do Distrito Federal que receberam apoio técnico-consultivo ou foram alvo de auditorias pela CGDF, com foco nos agentes públicos responsáveis pela implementação, acompanhamento e monitoramento da gestão de riscos e programas de integridade.

Durante a reunião, foi lançado o Guia Prático de Gestão de Riscos Aplicado à Elaboração e Implementação de Políticas Públicas, complemento ao Guia de Políticas Públicas do Distrito Federal, desenvolvido pela Secretaria de Economia do DF (SEEDF). O novo manual tem como objetivo auxiliar gestores na tomada de decisões mais seguras e eficazes, além de estimular a cultura de integridade no serviço público.

“O Guia consolida um trabalho realizado com todos os órgãos da administração pública do DF. O objetivo principal é trazer segurança ao gestor e a toda a cadeia produtiva de políticas públicas. Trabalhamos diariamente para que o servidor e o gestor tenham segurança na elaboração dos seus trabalhos”, afirmou o controlador-geral do DF, Daniel Lima.

O guia funciona como um manual claro e acessível para apoiar servidores e gestores na identificação, avaliação, tratamento e monitoramento dos riscos que podem impactar as atividades de qualquer órgão. Segundo a subcontroladora de Controle Interno da CGDF, Graziella Brunale, a iniciativa permite alinhar expectativas, compartilhar boas experiências e agregar valor à gestão: “A intenção do Guia é orientar, agregar valor e auxiliar a gestão a entregar melhores resultados em políticas públicas que atendam ao cidadão e à sociedade como um todo.”

O documento também reforça a integração entre órgãos do GDF e fortalece os controles internos administrativos, promovendo maior intercâmbio de experiências e boas práticas. A subsecretária de Planejamento Governamental da SEEDF, Luiza Almeida Londe, destacou: “Esse complemento que a CGDF está lançando demonstra a integração da Secretaria de Economia com a Controladoria no papel de orientar os gestores na boa atuação governamental.”

A programação do encontro incluiu dois painéis temáticos. O primeiro abordou o papel da auditoria interna na geração de valor para a gestão pública, com participação da SEDUH e do Jardim Botânico de Brasília, que compartilharam experiências bem-sucedidas. O segundo painel tratou da aplicação da gestão de riscos em parcerias com organizações da sociedade civil (OSCs), abordando desafios e soluções adotadas por diferentes órgãos.

Segundo Robson Lopes da Gama Júnior, coordenador da CORIS da CGDF, a reunião técnica tem como objetivo criar um ambiente de troca entre mais de 70 órgãos que já receberam apoio da Controladoria: “O Guia apresenta, de maneira simples e objetiva, diretrizes, etapas, processos e exemplos para que qualquer órgão consiga aplicá-lo à sua realidade e obtenha ganho de efetividade nas ações voltadas às políticas públicas.”

O lançamento do Guia Prático de Gestão de Riscos reforça o compromisso do Distrito Federal em melhorar a qualidade da administração pública, oferecendo ferramentas que aumentam a transparência, eficiência e segurança na elaboração e implementação de políticas públicas.

Com informações da Controladoria-Geral do Distrito Federal

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado