Durante todo o dia a população poderá saber o quanto de imposto é pago ao governo em cada produto a venda no mercado. O Feirão do Imposto, que tem como objetivo esclarecer a população sobre o pagamento de tributos, permanecerá até às 17h na área central da Feira do Guará. O evento é realizado pela Associação dos Jovens Empresários do Distrito Federal (AJE).
Esta é a quarta edição do projeto realizada em Brasília. De acordo com a diretora de Comunicação da AJE, Andrea Menezes, a ideia é informar a população de forma didática. Ela afirma que quem ganha de um a dez salários mínimos passa cerca de 29 anos de sua vida pagando impostos, levando em consideração a expectativa de vida da população brasileira, que é de 72 anos.
Por ano, o contribuinte trabalha o equivalente a quatro meses para pagar todos os tributos. Atualmente, o País possui 83 impostos. Pelo menos, 63 são cobrados em cada produto. “O Brasil é o país com maior carga na tributária na América Latina e um dos maiores do mundo”, disse Andrea.
De acordo com ela, o primeiro passo para a mudança já foi dado que é alertar as pessoas. Na próxima edição do evento, a intenção é iniciar mobilizações de transparência. Uma das primeiras bandeiras é deixar claro para o consumidor, no cupom fiscal ou até mesmo no rótulo dos produtos, quanto é cobrado de imposto.