Menu
Brasília

Guará acompanha preparação para Censo 2010

Arquivo Geral

22/10/2009 0h00

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizou na quarta-feira (21) a segunda reunião da Comissão Censitária Local – Guará, SIA e SCIA. Um dos objetivos do encontro com os membros da comissão foi reforçar o prazo de inscrições para o processo seletivo simplificado ao cargo de agente censitário. As inscrições podem ser feitas pela internet até o dia 25 de outubro, no site www.ibge.gov.br.


Durante a reunião, os membros da comissão formada por representantes das Regiões Administrativas do Guará, Setor de Indústrias e Abastecimento (SIA) e Setor Complementar de Indústria e Abastecimento (SCIA) fizeram sugestões para a localização dos postos de coleta na subárea referida. Os postos são unidades mais descentralizadas da estrutura censitária que vão funcionar como referência para a comunidade, servindo de apoio para a realização das coletas, divulgação, suporte operacional, atividades administrativas e informações sobre o processo. A próxima reunião da comissão será em novembro no Guará, onde serão informados os dois postos de coleta definidos para o setor.


Outro ponto tratado na reunião foi a necessidade de colaboração dos veículos de comunicação locais na divulgação dos processos seletivos e da coleta de dados para o censo 2010. O objetivo é deixar a população mais informada sobre as ações da pesquisa econômica e social mais importante do país.


Censo 2010
A partir de 1º de agosto de 2010, 190.000 recenseadores vão visitar os 58 milhões de domicílios de pessoas do país. Qualquer morador capaz de fornecer as respostas às perguntas do questionário pode responder ao recenseador por todos os demais moradores daquele domicílio. Os recenseadores, identificados com colete, crachá e computador de mão, irão coletar as informações através de entrevista direta com perguntas listadas sob a forma de questionário a ser preenchido no aparelho.


Todas as respostas fornecidas ao Censo 2010 serão absolutamente confidenciais e usadas somente no preparo de cadastros e séries estatísticas. Em nenhuma hipótese, as informações prestadas serão visualizadas por pessoas estranhas ao serviço censitário.


É importante lembrar que é através das informações do IBGE, produzidas a partir das respostas da população ao Censo, que governo, empresas e acadêmicos irão planejar seus estudos e ações para projetar o futuro do país.


Os resultados estatísticos coletados através do Censo poderão ser acessados gratuitamente no site do IBGE a partir de janeiro de 2011. As informações também serão divulgadas em veículos de comunicação e disponibilizadas em bibliotecas públicas para consulta da população.


Processo Seletivo Simplificado
Para se preparar para esse momento, o IBGE vai contratar mais de 30 mil pessoas. As inscrições para agente censitário seguem pela internet até o dia 25/10. O edital para recenseadores deve ser divulgado em fevereiro de 2010. Serão oferecidas cerca de 2.700 vagas.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado