Menu
Brasília

Grupo faz homenagem especial no Dia Mundial do Ciclista

Arquivo Geral

18/08/2015 17h00

O Dia Nacional do Ciclista, comemorado nesta quarta (19), terá programação especial no Distrito Federal. A ONG Rodas da Paz realizará um café da manhã em uma homenagem às pessoas que pedalam em dois pontos da cidade. O café acontecerá na Esplanada dos Ministérios, próximo à Catedral de Brasília e na passarela da via Estrutural. 

Para maior segurança dos ciclistas, o evento contará com o apoio do Detran-DF, que distribuirá brindes para quem usar a bicicleta como meio de transporte ou para a prática esportiva ou lazer, na tenda montada na Catedral.

Distrito Federal

O Dia Nacional do Ciclista está ligado ao Distrito Federal, pois marca a data em que a população se mobilizou e transformou em uma bandeira – o desrespeito contra a vida de um ciclista.

No dia 19 de agosto de 2006, na altura da 114 Sul, onde hoje está fixada uma bicicleta branca, o biólogo Pedro Davison, ciclista, jovem, pai de uma menina, foi atropelado e morto. Com a mobilização feita pelo Rodas da Paz, foi identificado o motorista responsável por sua morte.

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT) condenou o motorista a pagar indenização aos pais e à filha de Pedro, além das despesas do funeral. Em 2010, ele foi condenado pelo Tribunal do Júri a seis anos de prisão, em regime semiaberto, por homicídio por dolo eventual, decisão até então inédita para esse tipo de caso.

Segundo a ONG, a importância da homenagem ao ciclistas é lembrar que mesmo com a data consolidada no calendário dos grupos cicloativistas do Brasil, no Congresso ainda não é oficial.  “A homenagem é importante para lembrar sobre o arquivamento do projeto de lei. Brasília foi o início de uma luta pelos ciclistas do País, há quase 10 anos após o acidente com o biólogo, o cicloativismo cresceu”, informou.

A próxima mobilização da Rodas da Paz será pela instituição formal desta data.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado