Um homem foi preso em flagrante ontem à tarde, sob a acusação de envolvimento em grilagem de área pública. Segundo informações da 23ª Delegacia de Polícia (Setor P Sul), o suspeito tentava dar início a um novo assentamento na região do Condomínio Por do Sol, em Ceilândia.
A polícia chegou ao grileiro depois de receber denúncia do secretário de Regularização de Condomínios, Wellington Luiz, e fazer um sobrevoo de helicóptero na área. Segundo o delegado-chefe Robson Cândido, o homem fracionava a quadra 107 do Condomínio Por do Sol, sem autorização legal dos órgãos competentes. “Já havia, inclusive, ruas abertas”, disse o delegado.
Robson Cândido informou que a delegacia assumiu compromisso com a Secretaria de Condomínios de não deixar que nenhum parcelamento se instale na região, principalmente no momento que se busca a regularização dos parcelamentos já existentes no Distrito Federal.
O secretário Wellington Luiz ressaltou o trabalho da polícia pela ação de proibir a grilagem de terra pública e afirmou que qualquer tipo de invasão será reprimida. “Alguns condomínios foram regularizados e estamos trabalhando para solucionar o problema de todos. Sei que grande parte de moradores comprou seu imóvel de boa fé e não podem ser prejudicados”, afirma.
O homem preso disse em depoimento que teria comprado o lote de um terceiro e que teria pago R$ 15 mil por cada lote. Ele negou ser o idealizador do parcelamento. Contudo, foi autuado por estar demarcando a área.