Menu
Brasília

Greve dos metroviários: veja o que muda ou não no transporte do DF

Arquivo Geral

02/05/2019 9h28

metrô

Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Em consequência da greve dos dos servidores do sistema, o Metrô do Distrito Federal está funcionando com 18 dos 24 trens nesta quinta-feira (2). A assessoria da empresa não quis divulgar o número de servidores ativos. Porém, segundo o G1, apenas 30% dos servidores estavam desempenhando suas funções no horário de pico da manhã, das 6h às 8h45.

Leia mais: Metroviários decidem fazer greve nesta quinta-feira (2)

O Metrô-DF ainda informou que todas as estações estarão funcionando normalmente e garantiu o transporte com segurança dos passageiros.

Em decorrência da grave, o Metrô funcionará de segunda a sexta, das 5h30 às 10h30 e das 16h30 às 21h30; e sábado das 5h30 às 10h30 e 14h30 às 19h30. No domingo, a companhia estará sem operação.

Divulgação/Metrô-DF

Em nota, a companhia “lamenta que o Sindicato dos Metroviários (SindMetrô-DF) tenha orientado a categoria a abandonar as negociações com a deflagração da greve nesta quinta-feira (2/5), apesar dos esforços do governo do Distrito federal em realizar um acordo que evitasse a paralisação”.

Alterações

O Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) reforçou as linhas de ônibus partindo de Ceilândia, Taguatinga, Águas Claras, Guará e Samambaia Norte e Sul .

Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), toda a operação está sendo acompanhada e caso haja necessidade, serão realizados ajustes e o consequente reforço das linhas.  .

Em função do movimento, o Departamento de Estradas e Rodagens do DF (DER-DF) decidiu abrir a faixa exclusiva da Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB). A ação teve início na manhã de hoje e, segundo o órgão, estará liberada 24 horas por dia enquanto durar a paralisação.

Já na Estrada Parque Taguatinga (EPTG), a operação dos ônibus na faixa reversa e a liberação da quarta faixa para os veículos leves no sentido da via irá funcionar normalmente nos horários de pico (6h as 9h e de 17h30 as 19h45). Nos demais horários do dia, o DER-DF informou que a faixa exclusiva para os ônibus na EPTG permanece exclusiva para os coletivos.

Greve dos metroviários

Funcionários do Metrô-DF iniciaram uma greve, por tempo indeterminado, nesta quinta-feira (2). Mais de 400 metroviários participaram da assembléia nessa quarta-feira (1º), na Praça do Relógio, em Taguatinga. Durante a votação, 186 servidores optaram por realizar a greve e 73 foram contrários.

A paralisação é realizada pelo SindMetrô-DF. A categoria reivindica aumento salarial, manutenção de gratificação dos cargos e a oficialização da jornada de trabalho de 6 horas diárias.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado