Com a aproximação do período chuvoso, a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Seagri-DF) intensificou as ações de prevenção no Núcleo Rural Capão da Erva, em Itapoã. O trabalho, realizado em parceria com a Administração Regional e a Secretaria de Governo (Segov-DF), busca garantir mais segurança, mobilidade e conforto para moradores e produtores rurais, além de reduzir o risco de alagamentos e enxurradas na região.
Durante a operação, foram limpos 25 bolsões d’água já existentes e construídos outros 20. A estrutura foi reforçada com a instalação de mais de 10 metros de dreno, a criação de 10 bigodes — pequenas valas que direcionam o fluxo de água — e a recuperação de uma ponte. Essas medidas têm função estratégica para proteger estradas, plantações, propriedades e animais, ao mesmo tempo em que contribuem para a preservação ambiental.
Para melhorar ainda mais o escoamento da água da chuva, foram erguidos 16 “peitos de pombo”, lombadas transversais que direcionam a água para os bolsões, garantindo mais segurança e facilidade de circulação na região.
“Estamos investindo na infraestrutura rural para que as chuvas não se transformem em um problema para os produtores e suas famílias. Estradas em boas condições e sistemas de contenção de água são essenciais para a segurança, o conforto e a produtividade no campo”, destacou o secretário de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do DF, Rafael Bueno.
A intervenção integra o cronograma contínuo de manutenção da Seagri-DF, que também contempla o Paranoá e outras regiões rurais do DF.
Recuperação de estradas e canais de irrigação
As estradas rurais são outro foco da secretaria. Até setembro deste ano, mais de 1.200 quilômetros foram restaurados em várias localidades do DF. Em 2024, o total já supera 1.800 km, somados à instalação e limpeza de bolsões d’água. Essas ações são essenciais para prevenir alagamentos, garantir a segurança no tráfego rural e facilitar o transporte da produção agrícola, especialmente durante o período chuvoso.
Além disso, 8,13 km de canais de irrigação foram revitalizados, ampliando a capacidade de drenagem e promovendo o uso sustentável da água. A medida beneficia diretamente as lavouras e traz mais tranquilidade para famílias que dependem da produção rural para seu sustento.
Com informações da Seagri-DF