A limpeza das ruas de Brasília durante o carnaval não passou despercebida. Por isso, o governador Rodrigo Rollemberg fez um agradecimento público, nesta manhã, a servidores do SLU e integrantes de dois blocos carnavalescos que se destacaram pela consciência ambiental. Na ocasião, Rollemberg entregou aos homenageados um certificado como reconhecimento da gratidão.
“Exemplos como esses merecem ser registrados, reconhecidos e amplificados, para que tenhamos cada vez mais carnavais sustentáveis e animados”, disse. “Eu, em nome da população do Distrito Federal, quero agradecer a atitude de vocês.” O chefe da Casa Civil, Hélio Doyle, também esteve presente no ato.
Durante a folia, as equipes de limpeza se revezaram por bloco e horário, em três turnos diferentes, e garantiram que o espaço fosse limpo ainda durante os eventos. Os trabalhadores recolheram 99 toneladas e 770 quilos de lixo nos quatro dias do feriado.
A diretora do SLU, Heliana Kátia Tavares, emocionou-se com a homenagem. Representando os servidores do órgão, Daniel Rocha, 55 anos, contou que entrou para o serviço em 1979 como gari e hoje é coordenador de limpeza urbana. Foi um dos responsáveis por definir o plano operacional que fez com que a cidade amanhecesse limpa durante todos os dias do carnaval: “A atual diretora tem nos dado autonomia para trabalhar com o que sabemos e está dando certo”.
Maria Dalmi da Silva, 51 anos, foi escolhida para representar o grupo que trabalhou no feriadão e receber os agradecimentos do governador. “Eu nunca imaginei que seria homenageada por uma coisa tão simples”, surpreendeu-se. “Muito obrigada por perceber nosso trabalho”, completou, também emocionada.
As atitudes do Bicicobloco e do Vai Quem Fica também foram aplaudidas por não deixar lixo no chão. “Blocos que, além de levarem alegria para a cidade, mantiveram a cidade limpa durante o percurso e ainda fizeram disso um programa de educação ambiental”, resumiu Rollemberg, que recebeu uma camiseta do movimento Experimente Brasília, de representantes do Bicicobloco.